Parceria implantará projeto de esporte educacional em oito estados e DF

19 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

A Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, oficializou apoio à Universidade de Brasília (UnB) para a implantação do projeto de esporte educacional “Um Salto na Educação”, que tem por objetivo difundir a prática dos saltos ornamentais entre crianças e jovens do país. Com prazo de vigência de 24 meses, o projeto receberá R$ 4,44 milhões de investimento por parte do Governo Federal para o fomento da modalidade.

O projeto, voltado a crianças e adolescentes entre 6 e 14 anos, prevê a criação de 10 núcleos de saltos ornamentais em nove unidades Federativas das cinco regiões do país: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Alagoas, Paraíba, Ceará e Amazonas.

“A Confederação Brasileira de Saltos Ornamentais, mais conhecida como Saltos Brasil, e a UnB vão executar esse projeto em parceria. Estamos criando esses 10 núcleos e o objetivo é democratizar os saltos ornamentais nas cinco regiões. Nossa meta é atingir 1.120 crianças e jovens”, afirmou Ricardo Moreira, presidente da Saltos Brasil e treinador olímpico.

Para Fabíola Molina, secretária Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, projetos de massificação de modalidades esportivas que visam crianças e jovens em situação de vulnerabilidade são fundamentais para o país. “Estamos falando de uma modalidade encantadora e, quem sabe, daqui a alguns anos não teremos descobertos talentos que ali na frente vão representar bem o Brasil nas grandes competições internacionais. Só que o mais importante é a formação desses jovens. E o esporte é um pilar importantíssimo na construção de nossa cidadania.”

Centro de Treinamento
Desde 2005, a Universidade de Brasília, em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), promove avaliações periódicas para acompanhar o desenvolvimento dos atletas da modalidade olímpica Saltos Ornamentais.

Em 2009, a UnB construiu, em parceria com o então Ministério do Esporte, um Centro de Treinamento de Saltos Ornamentais que hoje é uma das melhores estruturas físicas da América do Sul para o aperfeiçoamento técnico e a prática da modalidade.

Em 2014, após a reforma do Parque Aquático da UnB, foi inaugurado o Centro de Excelência em Saltos Ornamentais da UnB, que é o primeiro Centro de Excelência da modalidade no Brasil.

Com informações do Ministério da Cidadania

– Agência Brasil – YWD 50749