Projeto permite uso recursos do Fnac para desapropriações com objetivo de ampliar aeroportos

28 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

dos recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para desapropriações de áreas destinadas a ampliações da infraestrutura aeroportuária e aeronáutica civil.

Já aprovada pelo Senado, a proposta está em análise na Câmara dos Deputados. O texto altera a Lei do Regime Diferenciado de Contratações Públicas, que hoje prevê a aplicação dos recursos do Fnac no desenvolvimento e no fomento do setor de aviação civil e das infraestruturas aeroportuária e aeronáutica civil; e no incremento do turismo.

Além disso, hoje a lei também prevê que as companhias aéreas, as concessionárias de aeroportos e os prestadores de serviço auxiliar ao transporte aéreo possam ter empréstimos custeados pela Fnac até 31 de dezembro de 2020. Essa medida foi incluída pela Lei 14.034/20, que tratou de medidas emergenciais destinadas à aviação civil em decorrência da pandemia do coronavírus.

O projeto do Senado amplia este prazo para 31 de março de 2021.

Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania; e pelo Plenário. – Câmara dos Deputados – YWD 51330