Temporal provoca alagamentos em Uberlândia, no triângulo mineiro

10 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

Uma chuva forte que caiu no início da noite de hoje (8) em Uberlândia (MG), localizada no Triângulo Mineiro, deixou a cidade com vários pontos de alagamento. O bairro Santa Mônica e o centro foram os locais mais atingidos. Motoristas ficaram com os carros parados por causa das inundações em vias públicas e alguns veículos foram levados pela correnteza. Equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar (PM) foram acionadas para atender as ocorrências.

Mais cedo, a Defesa Civil emitiu um alerta e confirmou que a cidade está em alerta amarelo devido à previsão de fortes chuvas. No caso de situações de emergência, os moradores devem ligar para os Bombeiros (193), PM (190) ou para o próprio órgão (199). No sábado (5), a cidade também foi atingida por um temporal.

A Defesa Civil também recomenda que as pessoas evitem trafegar em vias alagadas e aguardem o fim das chuvas em local seguro.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nesta semana, os moradores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro devem esperar fortes chuvas. O instituto explica que os temporais ocorrem devido à zona de convergência do Atlântico Sul (ZCAS) – fenômeno caracterizado pelo acúmulo de nuvens – entre as regiões Norte e Sudeste. A previsão é de temporais acompanhados de granizo e rajadas de vento.

– André Richter – Repórter da Agência Brasil – YWD 50066