Usinas de reciclagem são inauguradas em Espírito Santo do Pinhal (SP)

15 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, inaugurou nesta segunda-feira (14) duas unidades de triagem e reciclagem no município de Espírito Santo do Pinhal, em São Paulo.

As unidades foram implantadas por meio de recursos liberados pelo Governo Federal, sendo mais de R$ 4 milhões para a aquisição de equipamentos e máquinas. As unidades implantadas são uma usina de triagem e reciclagem de resíduos recicláveis secos e uma usina de beneficiamento e reciclagem de resíduos da construção civil.

A cidade gera e coleta 11.200 toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano, sendo cerca de 365 toneladas anuais de recicláveis secos coletados seletivamente. O descarte inadequado desse lixo acarreta danos ao meio ambiente, trazendo inclusive impactos econômicos e de saúde pública aos locais afetados.

A usina de triagem e reciclagem de resíduos sólidos urbanos provenientes da coleta seletiva tem capacidade de processamento de 50 t/hora e promoverá um incremento na quantidade e qualidade do material comercializado.

A usina de beneficiamento e reciclagem de resíduos da construção civil atenderá a demanda do município, que gera cerca de 8.300 toneladas de resíduos por ano, e poderá atender aos municípios do entorno, pois tem capacidade de 50 m³ por hora. – Brasil – YWD 50396