Estoques de sangue em São Paulo estão em nível crítico

20 de março de 2021 Off Por Agência de Notícias

O estoque de cinco tipos de sangue da Fundação Pró Sangue – Hemocentro de São Paulo chegou nesta quarta-feira (17) ao estado crítico: O positivo, O negativo, A positivo, A negativo e B negativo. Estado crítico significa que só há disponibilidade de fornecimento de sangue para, no máximo, mais um dia.

O sistema de agendamento online da fundação está com 90% das vagas livres. Com exceção do próximo sábado (20), que é o dia mais procurado e está com as vagas esgotadas, o doador pode escolher o melhor local e horário para realizar a doação nos demais dias.

Todos os postos de doação de sangue estão funcionando normalmente em razão de se tratar de serviço essencial. “A doação de sangue continua sendo segura. A Fundação segue rigorosamente todos os protocolos recomendados e mantém as boas práticas preventivas para o enfrentamento do coronavírus. No entanto, há um período de inaptidão para quem tomou a vacina contra a covid-19: 48 horas, no caso da CoronaVac; e de 7 dias, para a Oxford”, destacou a fundação em nota.

O agendamento online pode ser feito no site do Hemocentro. Os requisitos básicos para a doação podem ser vistos aqui. Informações podem ser obtidas também pelo telefone 11 4573 7800.

A Fundação Pró-Sangue está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina e é centro de referência da Organização Pan-Americana de Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mensalmente, coleta e processa cerca de 10 mil bolsas de sangue destinadas ao atendimento de cerca de 100 instituições públicas da rede estadual de saúde, entre elas o Hospital das Clínicas, o Instituto do Coração, o Instituto do Câncer de São Paulo e o Hospital Dante Pazzanese.

– Bruno Bocchini – Repórter da Agência Brasil – YWD 989523