Governo conclui conjunto de obras em Rolândia

21 de março de 2021 Off Por Agência de Notícias

O Governo Federal liberou ao tráfego, nesta quinta-feira (18), a passagem inferior à via férrea em Rolândia, no Paraná, eliminando o cruzamento em nível com a ferrovia. Com mais essa entrega, somada ao remanejamento do pátio de manobras, que já está operando, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) concluiu o conjunto de obras planejadas para o município que têm como objetivo melhorar a segurança da população e a mobilidade urbana.

O investimento nas duas obras, incluindo desapropriações, corresponde a R$ 18.749.971. “As obras em Rolândia são fundamentais para assegurar a harmonia das operações ferroviárias com o tráfego urbano, proporcionando mais tranquilidade aos cidadãos do município”, avaliou o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho.

Para eliminar esse cruzamento da via urbana com a ferrovia, foi construído um viaduto ferroviário com 227 metros de extensão, localizado na rua Miguel Liogi. Os carros agora circularão sob a ferrovia, na trincheira. Visando a reduzir os impactos dos cruzamentos das composições de trem, que ocorriam na área central, o DNIT também implantou o novo pátio de cruzamento em área externa ao centro da cidade, com 1.675 metros de extensão.

As obras em Rolândia fazem parte do Programa Nacional de Segurança Ferroviária (Prosefer), planejamento desenvolvido pela Diretoria de Infraestrutura Ferroviária do DNIT com o objetivo de minimizar os conflitos decorrentes das operações ferroviárias com as operações rodoviárias, em passagens de nível, e as interferências com o tráfego urbano, em cidades atravessadas pelas ferrovias. – – YWD 989686