Ilumina Pantanal levará energia elétrica a comunidades isoladas na região

16 de março de 2021 Off Por Agência de Notícias

Mais qualidade de vida e conforto desde que a energia elétrica chegou no lar de Mário Sérgio do Canto, proprietário de uma fazenda no interior do Mato Grosso do Sul, em Corumbá. É assim que ele define.

“Isso mudou muito a nossa vida aqui no Pantanal. Antigamente, nós sofríamos pela falta de energia. Problema de armazenamento de carne e de outros suprimentos necessários aqui para todos os funcionários da propriedade. Agora, com essa nova implantação dos painéis, nossa vida mudou. Nós temos hoje a televisão, a parabólica, temos a geladeira, temos os freezers funcionando perfeitamente, devido a implantação disso”, contou Mário.

A fazenda de Mário Sérgio recebeu placas de energia solar do projeto Ilumina Pantanal, lançado este mês. A ação tem como objetivo levar energia elétrica aos moradores das regiões isoladas do Pantanal. É uma parceria do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Eletrobras, do governo de Mato Grosso do Sul e do Grupo Energisa.

Beneficiados
Ao todo, 2.167 unidades consumidoras serão beneficiadas pelo projeto, o que representa em torno de 5 mil habitantes, que vivem em uma área de 90 mil km² nos municípios de Corumbá, Aquidauana, Coxim, Ladário, Porto Murtinho, Rio Verde e Miranda, todos no Mato Grosso do Sul.

Do total de residências, 77 serão beneficiadas com o modelo tradicional de transmissão de energia elétrica. As outras 2.090, receberão o modelo de geração solar.

Segundo o secretário de Energia Elétrica, do Ministério de Minas e Energia, Rodrigo Limp, é um projeto inovador que considera as características geográficas e ambientais da região do Pantanal. “Por isso, o projeto será realizado a partir de sistemas de geração solar individuais com sistema de baterias, operando off-grid, ou seja, sem conexão com as redes de distribuição. O fornecimento de energia elétrica ocorrerá com confiabilidade e, ao mesmo tempo, de forma sustentável, sem impactos ambientais.”

O Ilumina Pantanal faz parte do Programa de Eletrificação Rural do Governo Federal, coordenado pelo Ministério de Minas e Energia e tem como foco universalizar o acesso à energia elétrica em todo o país.

“O MME firmou em 2020 o termo de compromisso com a distribuidora Energisa Mato Grosso do Sul para possibilitar o desenvolvimento desse projeto no Pantanal, que concluirá a universalização do acesso à energia elétrica em todo o estado de Mato Grosso do Sul. O projeto, que deverá ser concluído ainda em 2021, demandará investimentos de cerca de R$ 140 milhões e permitirá o fornecimento de energia elétrica a mais de duas mil famílias, contribuindo para gerar emprego e renda no estado”, acrescentou Rodrigo Limp.

Programa de eletrificação rural
O Programa de Eletrificação Rural foi concebido como instrumento de desenvolvimento e inclusão social, pois, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano 2000, existiam dois milhões de domicílios rurais não atendidos pela prestação dos serviços de energia elétrica. – Agência Brasil – YWD 989323