Ministro Ricardo Lewandowski é homenageado pela 2ª Turma por seus 15 anos no STF

16 de março de 2021 Off Por Agência de Notícias

Os 15 anos do ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF), comemorados nesta terça-feira (16), foram lembrados no início da sessão da Segunda Turma. Para o presidente do colegiado, ministro Gilmar Mendes, os pronunciamentos jurisdicionais de Lewandowski são retratos de uma Suprema Corte vigilante aos valores essenciais da democracia constitucional.

De acordo com o ministro Gilmar Mendes, o homenageado chegou ao STF com ampla legitimação entre os juristas brasileiros, seja pela sua “brilhante trajetória na magistratura paulista”, seja pela sua “notável e sólida formação acadêmica” de egresso das Faculdades de Direito de São Bernardo do Campo e do Largo de São Francisco, onde concluiu os cursos de mestrado e doutorado e, desde 1994, ocupa o cargo de professor titular do departamento de Direito do Estado.

Mendes fez um breve resumo da trajetória acadêmica e jurídica de Lewandowski, “um juiz constitucional que reflete valores democráticos tão caros ao exercício da magistratura”, e de seu “rico legado jurisprudencial”, com destaque para a ADPF 186, em que o Tribunal reconheceu a constitucionalidade de políticas de inclusão social baseadas na adoção de cotas raciais. “É de imenso orgulho para o STF ter o ministro Ricardo Lewandowski como relator de 14 ações cíveis originárias (ACOs) ajuizadas no Supremo contra a inércia do Poder Executivo na condução da pandemia”, ressaltou.

A ministra Cármen Lúcia ressaltou que acompanha a trajetória de Lewandowski no STF e também no Tribunal Superior de Eleitoral (TSE), onde presidiu as eleições de 2010 com enorme “comprometimento e responsabilidade, como é de seu feitio”. Ao se associar aos cumprimentos, o ministro Edson Fachin destacou o protagonismo de Lewandowski nas audiências de custódia. “Essa iniciativa fez dialogar uma norma convencional com o direito interno, mas colocou em prática direitos fundamentais”, destacou. Por sua vez, o ministro Nunes Marques parabenizou Lewandowski pelo legado que deixa ao STF e a toda a magistratura nacional. “Uma judicatura de esmero nos votos, postura em relação aos colegas, servidores e advogados”, afirmou.

Em nome do Ministério Público Federal (MPF), o subprocurador Juliano Baiocchi Villa-Verde de Carvalho registrou a marcante judicatura do ministro Ricardo Lewandowski e destacou sua capacidade de trazer inovações à prestação jurisdicional – como a audiência de custódia -e defender os direitos humanos.

Compromisso

Ao agradecer a homenagem, o ministro Ricardo Lewandowski afirmou que, durante a sua vida profissional e pessoal, tem procurado se manter fiel a valores e princípios, sobretudo à inclusão de todas as pessoas “no concerto social mais amplo para que possam usufruir dos bens e valores deste mundo maravilhoso”. O ministro lembrou que o mesmo compromisso prestado há 30 anos, quando ingressou no Tribunal de Alçada Criminal, tem sido reiteradamente repetido ao longo dos cargos que assumiu, a fim de cumprir fielmente a Constituição Federal e as leis, especialmente no que diz respeito à defesa intransigente dos direitos e das garantias fundamentais. “Combati o bom combate, como disse o apóstolo São Paulo”, afirmou. “Manterei a minha posição, sobretudo a fé inquebrantável na dignidade da pessoa humana”. – Supremo Tribunal Federal – YWD 989258