Aparecida ultrapassa 400 mil testes para diagnóstico da Covid-19

Aparecida ultrapassa 400 mil testes para diagnóstico da Covid-19

24 de novembro de 2021 Off Por Redação

Com 400.274 testes realizados, a testagem em massa já foi reconhecida por representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) como um dos pontos fortes da estratégia municipal no enfrentamento à pandemia

Em Aparecida de Goiânia, a testagem em massa com o exame RT-PCR padrão Ouro, considerado mundialmente por especialistas como o melhor do mercado, foi iniciada em abril de 2020 com o propósito de obter diagnósticos precoces para identificar os infectados, evitar o agravamento de casos da covid-19 e deter a circulação viral. Agora, com a estratégia consolidada na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza cerca de 7 mil testes por semana e contabiliza mais de 400 mil já realizados (400.274 até esta segunda-feira, 22 de novembro).

“Aparecida já fez testes que representam mais da metade de sua população, que é de 691 mil habitantes, segundo o IBGE, e vamos continuar seguindo essa estratégia de testagem ampliada indicada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nosso pessoal trabalha com muita eficiência para identificar e tratar os doentes, fazer o devido isolamento, rastreamento e monitoramento, e, assim, controlar a circulação do vírus na comunidade”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães lembra que, além dos resultados positivos obtidos no enfrentamento à pandemia em Aparecida, a estratégia local de testagem ampla foi reconhecida por especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em visita à cidade em outubro de 2020, como “ponto-chave da rede eficiente de proteção, vigilância e tratamento” contra a Covid-19 implantada no município.”

O secretário ainda destaca que “a fórmula do enfrentamento à pandemia em Aparecida tem muitas bases: monitoramos casos confirmados, realizamos exames laboratoriais, emprestamos oxímetros, implantamos fluxos, desenvolvemos um aplicativo de agendamento e criamos novos leitos de UTI e de enfermaria específicos. Tudo isso somado à testagem que contribui para o diagnóstico precoce e ajuda a evitar o colapso dos leitos de UTI na cidade e o agravamento dos quadros clínicos.”

Alerta permanente

Dos 11.573 testes de RT-PCR realizados pela Prefeitura de Aparecida no último mês de outubro, 1.331 tiveram resultado positivo para a Covid-19. O índice de positividade de 11,50% é o menor de 2021, indicando desaceleração da pandemia. Contudo, a SMS segue em alerta e reforça a importância da vacinação e das outras medidas de prevenção da doença.

Campeã goiana de testagem

Aparecida é referência em testagem no Estado, sendo o município que realiza mais testes proporcionalmente à sua população. Em 3 de novembro, por exemplo, a cidade contabilizava 395.525 testes RT-PCR, o que representava 52% de todos os então 756.317 exames padrão Ouro realizados em Goiás.

Onde e como fazer o teste em Aparecida

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, alerta sobre a importância do exame: “A pandemia está desacelerando, mas precisamos seguir em alerta e para isso o teste é fundamental. Quem apresentar sintomas ou tiver tido contato com pessoas diagnosticadas com a Covid-19 pode solicitar o agendamento do teste pelo aplicativo Saúde Aparecida”, reforça.

O acesso à plataforma pode ser feito pelo site da Prefeitura de Aparecida (aparecida.go.gov.br). Além disso, o agendamento também pode ser feito pelo telefone 0800-646-1590.
“Em Aparecida, o exame RT-PCR é realizado nos postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Hospital Garavelo e nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. Em todos esses locais o teste só é realizado mediante agendamento prévio. Nas UBS’s também é possível fazer mediante encaminhamento médico. Já nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados”, informa a superintendente.

Aplicativo Saúde Aparecida

De acordo com a coordenadora da Atenção Especializada da SMS, Loanny Moreira Barbosa, para utilizar o serviço, disponível para o sistema Android, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Saúde Aparecida”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS. Telefones com outras tecnologias e computadores também podem acessar o aplicativo pelo site da Prefeitura.

“Essa ferramenta fortalece nossa estratégia de testagem com encaminhamentos mais ágeis e personalizados. Na página inicial, ao clicar a opção “Agendamento teste de Covid-19”, o usuário preenche um pequeno questionário sobre os sintomas que tem apresentado e o sistema agenda para algum dos locais de testagem ou pode recomendar que a pessoa procure uma UBS ou UPA conforme a situação clínica do paciente”, informa o superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção.

Resultados em 24 horas

O superintendente ainda explica que os resultados ficam prontos em até 24h e as pessoas testadas recebem um protocolo para verificar o laudo do exame no site do laboratório. “Quem testa positivo para a Covid-19 é orientado e monitorado pela equipe da Telemedicina da SMS”, acrescenta Gustavo.

Por Camila Godoy/ Polliana Martins / Prefeitura Aparecida

Foto: Claudivino Antunes