Recorde de casos e mortes: a situação da Covid-19 na Europa

Recorde de casos e mortes: a situação da Covid-19 na Europa

24 de novembro de 2021 Off Por Redação

A Europa passa por momentos difíceis devido à quarta onda da Covid-19. Com o inverno se aproximando, o número de casos e mortes pela doença está aumentando e preocupando autoridades, que voltaram a impor medidas restritivas em alguns países.

Nesta terça-feira, 16, a Rússia registrou novamente um recorde de mortes por coronavírus. Segundo as autoridades de saúde, foram 1.247 óbitos pela doença nas últimas 24 horas, superando a marca alcançada no dia 10, quando foram contabilizadas 1.239 vítimas. Além disso, o país também reportou 36 mil novos casos nesse período.

Já a Alemanha quebrou um recorde de novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira, 17. Nas últimas 24 horas, foram registrados 52.826 infecções, com a incidência de 319,5 casos a cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias. Apesar disso, a taxa de mortes permanece abaixo do registrado em dezembro de 2020, pico da pandemia no país.

Uma das justificativas para essa situação é uma campanha de vacinação insuficiente para conter o avanço da pandemia na Europa. Enquanto Portugal tem mais de 86% de sua população completamente imunizada contra a Sars-CoV-2, Alemanha e Áustria, que enfrentam uma nova onda da doença, têm pouco mais de 60% de vacinados.

Quando se trata da Rússia, o índice é ainda mais baixo, com apenas 35,9% de pessoas com o esquema vacinal completo. O ministro da saúde russo, Mikhail Murashko, afirmou que é preciso uma postura mais firme na campanha de vacinação, já que a maioria dos casos e mortes são de pessoas que não se imunizaram contra a doença.