Campeã olímpica, Jackie Silva é mais uma embaixadora dos JEBs

10 de janeiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

Era ano de estreia do vôlei de praia em Jogos Olímpicos. A grande final feminina teve não apenas uma, mas duas duplas brasileiras. Jacqueline Silva e Sandra Pires derrotaram Adriana Samuel e Mônica Rodrigues em Atlanta, em 1996, para conquistar o primeiro ouro olímpico de mulheres brasileiras na história do megaevento. Agora, Jackie poderá passar essa experiência para jovens atletas. A ex-jogadora foi convidada pelo secretário especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, Marcelo Magalhães, para ser mais uma embaixadora dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).

Eu fiquei muito feliz com o convite. Venho acompanhando esse processo de reedição dos JEBs, que sempre foram um sucesso, contou Jackie, que integra o time de embaixadores também formado por Serginho, Giba (ambos do vôlei), André Domingos (atletismo), Flávia Saraiva (ginástica artística) e Mayra Aguiar (judô). A ideia de trazer os JEBs de volta é uma grande sacada. Isso valoriza o esporte, a escola. O esporte se torna realmente um instrumento de educação, acredita.

“Ter a Jackie ao nosso lado nessa retomada dos JEB’s é mais do que uma honra. Ela tem uma história de serviços inquestionáveis prestados ao vôlei nacional, é um dos grandes símbolos da força do esporte feminino no Brasil e uma das protagonistas do primeiro ouro das mulheres do país em Jogos Olímpicos numa final 100% nacional. Terá muito a acrescentar a nossos jovens atletas”, afirmou o secretário especial do Esporte, Marcelo Magalhães.

Atualmente, Jackie dá aulas de vôlei de praia no Rio de Janeiro e se dedica ao projeto Atletas Inteligentes, que usa o vôlei para incentivar o jovem a manter-se na escola. A iniciativa, viabilizada pela Lei de Incentivo ao Esporte, já foi premiada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

JEBs
Os Jogos Escolares Brasileiros ocorrerão entre 29 de outubro e 5 de novembro, no Rio de Janeiro, e terão provas em 17 modalidades: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, vôlei de praia, natação, tênis de mesa, xadrez, caratê, wrestling, ginástica artística, ginástica rítmica, badminton, ciclismo e taekwondo.

Desse total, nove serão seletivas para os Jogos Sul-Americanos Escolares, que serão disputados em Brasília (DF) em dezembro deste ano: atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, vôlei, natação, tênis de mesa e xadrez.

Destinada a atletas escolares nascidos em 2007, 2008 e 2009, os Jogos Escolares Brasileiros são organizados pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), em parceria com a Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, e contam com o apoio da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ). – Agência Brasil – YWD 982539