Comunidade científica começa a usar app Talentos Capes
28 de janeiro de 2021O mais recente aplicativo lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Talentos Capes, já encontra vários adeptos entre os pesquisadores. A ferramenta foi ao ar há pouco mais de uma semana e deve abrir oportunidades de trabalho para ex-bolsistas com formação no exterior. Até agora são 293 usuários acessando por dispositivos Android e 37 em iOS.
Uma das cientistas a fazer uso do app é Nathália de Carvalho Ramos, cirurgiã-dentista cuja formação está vinculada à Universidade Estadual Paulista (Unesp) com um período na New York University (EUA), durante o doutorado. Para ela, o Talentos Capes pode vir a ser “uma rede social dos pesquisadores e alunos de todas as áreas no Brasil. A plataforma tem potencial para ser uma excelente ferramenta de relacionamento”.
A estratégia com o aplicativo é apresentar às empresas um conjunto de dados a respeito do trabalho desenvolvido no exterior. O cadastro é feito pelo próprio ex-bolsista, que edita o perfil acadêmico e profissional, assim como os contatos, a qualquer momento. É uma forma de manter as informações atualizadas, aumentando as chances de conseguir empregos no Brasil.
O app amplia as conexões e relacionamentos acadêmicos e profissionais de ex-bolsistas de mestrado e doutorado pleno financiados pela Capes. A plataforma permite a pesquisa por título, área, palavra-chave e país, além de possibilitar a publicação do link de acesso ao currículo Lattes e ao Orcid.
A plataforma é, ainda, um caminho para alinhar parcerias e cooperações com outros países. Isso facilita a internacionalização de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa que estejam em fase inicial, além de colaborar para o preenchimento das bolsas em editais da Capes do Programa Institucional de Internacionalização (PrInt).
O aplicativo está disponível na Play Store, para equipamentos com sistema Android, na App Store, para iOS, e em versão web. – Agência Brasil – YWD 984051


