Hugol promove conscientização pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

Hugol promove conscientização pelo Dia Mundial do Doador de Sangue

18 de junho de 2021 Off Por Redação

Em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o Banco de Sangue do Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) reforça suas atividades de conscientização sobre a importância do tema, em segmento às ações que já vêm sendo realizadas durante todo o mês como parte da campanha Junho Vermelho, dentre elas, a fachada iluminada nessa cor em alusão à importância da doação de sangue.

“Este é um mês em que damos ênfase à importância da doação de sangue. E, com a colaboração maior dos doadores, conseguimos uma manutenção mais segura dos nossos estoques. Durante a pandemia, tivemos uma grande diminuição de doadores, e a necessidade de sangue tem aumentado na mesma proporção da quantidade de pacientes que o hospital tem recebido”, declarou o supervisor da Unidade de Coleta e Transfusão do Hugol, Adriano Arantes.

“É um momento de pensar no coletivo e de unir forças para superarmos esse momento, então, pedimos que venham até o hospital e doem sangue e nos ajudem com essa ação extremamente importante”, conclamou ainda o supervisor.

Wesley da Costa, doador do Banco de Sangue da unidade do Governo de Goiás, expressou sua opinião sobre a importância da doação: “Sempre que tenho oportunidade, venho doar sangue, pois essa é uma forma de salvar vidas e ajudar ao próximo. Mesmo em tempo de pandemia devemos continuar com esse ato altruísta, pois nesse momento, mais do que nunca, existem pessoas que estão precisando e que não podem esperar”.

Agendamento prévio
Para garantir a segurança dos doadores que se propuserem a esse ato de solidariedade, a Unidade de Coleta e Transfusão do hospital está realizando o agendamento prévio para evitar aglomerações e agilizar a doação, por meio dos telefones 62 3270-6661 e 62 3270-6662. 

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, orientamos evitar a doação durante esse período. 

Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para ser doador. E quem apresenta sintomas gripais ou de resfriado não deve doar sangue no momento.

SES/Agir