Amputações de membros por diabetes crescem no Brasil; como evitar?

Amputações de membros por diabetes crescem no Brasil; como evitar?

24 de novembro de 2021 Off Por Redação

Apenas de janeiro a setembro de 2021, o Ministério da Saúde aponta que foram realizadas 12.639 cirurgias de amputações de membros inferiores — como dedos, pés e pernas — decorrentes de diabetes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Isso equivale à média de 46 procedimentos por dia. O número também é maior do que o registrado no mesmo período de 2020, quando foram feitas 12.132 amputações pelo mesmo motivo.

A estatística assustadora mostra uma das faces aterrorizantes do diabetes: o pé diabético, ou neuropatia diabética. 

O que é pé diabético?

Trata-se de uma série de sintomas que, juntos, definem o que é este mal. Inclua aqui o peito do pé inchado, calos, feridas, dedos avermelhados e perda de sensibilidade.

Essa condição faz com que muitas pessoas com diabetes batam ponto em podólogos para lidar com tantas questões. No entanto, quando as lesões não fecham — seja por falta de cuidados ou porque o corpo não responde a eles —, pode ser necessária a amputação do membro.

Quais são as causas do pé diabético?

A principal causa do pé diabético é a má circulação que costuma acontecer quando a doença está fora de controle. Nestes casos, o açúcar fica passeando pela corrente sanguínea, causando um efeito que o Dr. Naif Thadeu, médico especialista da Jolivi Natural Health, chama de “caramelização” do sangue em um processo chamado de glicação. 

Aqui, em vez de transportar oxigênio, a hemoglobina acaba se associando ao açúcar que está excedente na corrente sanguínea. Esse combo nada desejável resulta em veias se estreitando e endurecendo, ficando ainda mais difícil do sangue também comprometido passar.

Com a circulação comprometida, os nervos responsáveis pela sensação de dor e tato acabam afetados. Isso, por sua vez, pode causar perda de sensibilidade — e a pessoa, sem sentir, acaba se machucando. 

Para completar, o processo de glicação dificulta a cura das feridas que surgem, já que o oxigênio não chega direito ao local. Todos esses sinais, juntos, podem acabar levando à amputação.

Quais são os sintomas do pé diabético?

Alguns sintomas do pé diabético são, de acordo com o Ministério da Saúde:

  • perda de sensibilidade no local;
  • formigamento;
  • dores;
  • sensação de agulhadas;
  • queimação nos pés e nas pernas;
  • dormência;
  • fraqueza nas pernas.

As feridas e infecções só aparecem em estágio mais avançado, quando o tratamento já fica mais complicado pela dificuldade do corpo de enviar oxigênio à região, o que é essencial para a cura.

Para evitar danos, a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé (ABTPé) indica:

  • Sempre usar meias, de preferência de algodão (que irritam menos a pele), com costura pouco volumosa e sem elástico (para não comprometer a circulação). Prefira as brancas, que facilitam a identificação de secreções;
  • cheque os calçados antes de vesti-los, para ter certeza de que não há nenhum objeto dentro que possa machucar os pés;
  • procure manter os pés hidratados para evitar rachaduras na pele e infecções secundárias;
  • não tente retirar calos, limpar úlceras ou cortar as unhas sozinho;
  • examine os pés pelo menos uma vez ao dia. Na checagem, procure calos, úlceras, micoses e rachaduras. Se a visão não estiver ajudando, peça para alguém verificar por você.

Estas, no entanto, não são curas — são medidas para conter danos caso o diabetes esteja fora de controle. 

Esta é a saída definitiva para evitar o pé diabético e as amputações

Diante da gravidade do quadro, a melhor saída para evitar a amputação é controlar o diabetes e procurar um médico ao menor sinal de pé diabético.

Sim, é possível controlar o diabetes. Mais do que isso: é possível se livrar dessa doença e de tantas complicações. 

Para o Dr. Naif Thadeu, o diabetes é um “estado nutricional temporário provocado”, ou seja, está longe de ser uma sentença genética e definitiva. Para tanto, basta adotar os hábitos certos.

Tentar fazer isso por conta própria pode ser uma jornada solitária e estressante — afinal, sobram informações por aí, mas poucas delas são realmente certificadas por um profissional. 

Por isso, o Dr. Naif Thadeu desenvolveu o Protocolo Contra o Diabetes, que mostra o passo a passo para se livrar de vez do diabetes.

O protocolo do Dr. Naif Thadeu inclui:

  • alternativas seguras e naturais a remédios conhecidos; 
  • uma dieta contra o diabetes que está longe de ser sem graça; e
  • soluções para revitalizar seu pâncreas e outros órgãos vitais para que eles voltem a funcionar em sua plena capacidade.

Antes que o fantasma da amputação siga sussurrando, é preciso dar um jeito. Controle o diabetes antes que ele te controle.