Prefeitura de Aparecida assina contrato com Albert Einstein para gestão do HMAP

Prefeitura de Aparecida assina contrato com Albert Einstein para gestão do HMAP

31 de março de 2022 Off Por Redação

Lei que nomeou a unidade hospitalar como Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado, em homenagem ao ex-governador, também foi sancionada durante a solenidade 

Na tarde de segunda-feira, 28 de março, foi de celebração para a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida (SMS), que oficializou a parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein para gerenciamento do, agora, Hospital Municipal de Aparecida Iris Rezende Machado (HMAP).

Em solenidade realizada no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, o prefeito, Gustavo Mendanha, o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, e o diretor-superintendente do Instituto Israelita de Responsabilidade Social, Guilherme Schettino, assinaram o termo de cooperação entre o executivo municipal e a instituição paulista, que será a nova responsável pela administração do maior hospital municipal do Centro-oeste.

Albert Einstein, que é referência internacional em excelência na prestação de serviços de saúde, ficou em primeiro lugar no chamamento público para seleção de instituição para gerenciamento do HMAP. Agora o contrato será publicado no Diário Oficial do Município. A previsão é de que os meses de abril e maio sejam de transição de gestão. Em junho, o Einstein já deverá estar operacionalizando 100% o HMAP.

Homenagem ao Iris

Além da assinatura do contrato, no evento, Gustavo Mendanha sancionou a lei que nomeia o HMAP como Hospital Municipal Iris Rezende Machado. Em dezembro de 2021, o prefeito encaminhou o referido projeto de lei para a Câmara Municipal, em um gesto de agradecimento ao ex-governador pela contribuição dada por ele ao desenvolvimento da cidade. Hoje, 28, a iniciativa foi comemorada pela viúva do ex-governador, dona Íris de Araújo, e pela filha do homenageado, Ana Paula Rezende Machado. Ambas participaram da solenidade em Aparecida.

“Eu quero agradecer muito ao pessoal aqui de Aparecida, prefeito Gustavo, sua esposa Mayara, e dizer que a nossa presença aqui, tanto a minha quanto da Ana Paula, diz respeito à fé e esperança. Fé num homem que deixou sua marca nesse Estado, deixou sua marca em Goiânia, deixou em Aparecida. Fé e esperança. Ana Paula, minha filha, jovem, mas que carrega já o legado de um homem que fez história em Goiás, em Aparecida e em Goiânia. Obrigada, é uma grande homenagem”, enfatizou dona Íris de Araújo.

Emocionada, a filha de Iris Rezende, Ana Paula, também agradeceu a escolha do nome do pai em uma obra, segundo ela, de tamanha magnitude e que é a maior homenagem recebida pelo legado do ex-governador: “Isso me faz ter a certeza de que valeu a pena, todo o trabalho, toda a história do Iris, é uma história que vou manter esse legado, eu quero deixar essa história para que sirva, para que mostre para as futuras gerações que vale a pena fazer a política por amor, fazer a política por ideal, muito obrigada prefeito, Deus abençoe a todos”.

Assinatura do contrato com o Einstein

Muito feliz e realizado com o momento, o prefeito Gustavo Mendanha celebrou a parceria com a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein: “Nosso objetivo é melhorar ainda mais os serviços de Saúde Pública em Aparecida, uma das prioridades do meu primeiro governo e que continua sendo da Prefeitura. Essa é a primeira unidade pública fora de São Paulo que o Einstein assume e quem ganha com isso é a população’, afirmou.

O gestor lembrou que sempre sonhou em elevar o nível de excelência dos serviços prestados e que cobrou de toda a equipe para que a Saúde Pública de Aparecida estivesse ao nível da privada. “E aqui temos uma das melhores instituições hospitalares do País para administrar o nosso HMAP, um hospital que contribui diretamente com o  cidadão do Estado de Goiás, afinal, são mais de 50 municípios pactuados com Aparecida de Goiânia, cidade que foi um oásis na pandemia oferecendo serviços de Saúde de qualidade. Com o Einstein, vamos melhorar ainda mais nossos atendimentos 100% SUS”, reforçou. 

O presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, Sidney Klajner, em mensagem remota, afirmou estar honrado com a participação da instituição em um momento de coroação da cooperação, “fruto de um trabalho que vem sendo realizado de forma tão dedicada pelo prefeito Gustavo e pelo secretário Alessandro. O Einstein tem a missão de entregar vidas mais saudáveis para a população brasileira e eu espero que possamos fazer desse termo algo tão desejável por vocês”.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destacou as metas estabelecidas para a nova gestão e as expectativas da pasta: “Esperamos aprimorar a capacidade do hospital  como um todo, aumentando internações clínicas e exames, por exemplo. Em decorrência da pandemia, tivemos um represamento de algumas demandas, como as cirurgias eletivas, e agora elas serão priorizadas. Hoje o HMAP tem toda a tecnologia embarcada nele e tem uma capacidade muito grande, com equipamentos de última geração, e esperamos entregar ainda mais resultados”. 

O diretor-superintendente do Instituto Israelita de Responsabilidade Social, Guilherme Schettino, falou sobre o projeto de fazer do HMAP um hospital escola: “Um hospital se habilita a ser de ensino quando disponibiliza a sua estrutura para o desenvolvimento dos profissionais de saúde. E quem ensina, faz melhor. Trabalhar em um hospital no qual existem alunos e outros profissionais se aprimorando depois da graduação, é uma boa maneira de se trazer qualidade para a instituição”.

HMAP

Inaugurado em dezembro de 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. Além de atender toda a população de Aparecida, o local é referência para outros 55 municípios da região Centro-Sudeste. O acesso aos serviços da unidade ocorre via Central Municipal de Regulação. 

A equipe do Einstein deverá administrar os 235 leitos do hospital, realizando mais de 970 internações clínicas por mês. As dez salas do centro cirúrgico do hospital, bem como a nova sala de hemodinâmica, deverão realizar 870 procedimentos eletivos mensais. Estão previstas ainda a realização de mais de oito mil consultas médicas ambulatoriais e mais de sete mil exames de imagem por mês.

Por Camila Godoy / Prefeitura Aparecida

Foto: Rodrigo Estrela