Estreia no cinema filme que conta história dos 100 anos de Aparecida

Estreia no cinema filme que conta história dos 100 anos de Aparecida

12 de abril de 2022 Off Por Redação

Curta-metragem ‘Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso’, que retrata a fundação e o progresso de Aparecida, ficará em cartaz no cinema do Buriti Shopping até 11 de maio, no aniversário de 100 anos

A história de Aparecida de Goiânia começou a ser exibida em formato de filme, no cinema, no curta-metragem “Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso”. O filme estreou na tarde desta segunda-feira, 11, no Buriti Shopping, em uma sessão especial com a presença do prefeito Vilmar Mariano, da primeira-dama Sulnara Santana e de secretários municipais, vereadores e integrantes do filme, como a historiadora Nilda Simone e a roteirista Simonny Santos.

O curta-metragem especial do centenário de Aparecida ficará em cartaz no cinema do Buriti Shopping até 11 de maio, com uma sessão diária de segunda a sexta, às 14h, e aos sábados e domingos, às 13h30, com entrada gratuita. A sala onde será exibido o filme comporta até 80 espectadores.

O prefeito de Aparecida, Vilmar Mariano, destacou que a história da cidade merecia um filme. “É um filme em comemoração ao primeiro centenário de Aparecida que conta como se deu a criação da nossa cultura, das nossas tradições. São 100 anos de história sendo contados em 11 minutos, mostrando a evolução também industrial da nossa cidade”, comentou ele.

Prefeito Vilmar Mariano prestigiou a sessão de lançamento do filme (Foto: Claudivino Antunes)

Segundo o secretário de Comunicação, Ozéias Laurentino Júnior, o filme “Aparecida 100 anos: Uma história de Fé e Progresso” conta a história do surgimento da cidade a partir da visão dos pioneiros e de relatos de seus familiares. “A ideia é celebrar o primeiro centenário de Aparecida e manter viva a história da cidade e do povo que viveu e vive nela”, explicou o gestor.

A produção audiovisual aborda também com vídeos, fotos e desenhos a construção da capelinha na Praça Central (hoje Santuário Nossa Senhora Aparecida), passando pelo progresso e transformações da cidade, que ganhou centenas de indústrias e acolheu seus novos habitantes. No filme são narradas ainda conquistas dos dias atuais, como o Hospital Municipal (Hmap), e escolas e faculdades para formação acadêmica dos aparecidenses. São inovações que os primeiros habitantes de Aparecida, na década de 1920, possivelmente não imaginavam que levaria a cidade a crescer tanto, chegando em 2022 como um grande e importante município, com conexões econômicas e logísticas em todo o país e no exterior.

Produzida pela Prefeitura de Aparecida, por meio da Secretaria de Comunicação, a obra foi inspirada no livro “Um Olhar Sobre Aparecida: História e Cultura”, da escritora e pesquisadora Nilda Simone Oliveira de Siqueira. No livro, ela relata detalhes da história de Aparecida desde o início, em 1922, até os dias atuais.

“Foram 20 anos levantando fatos. Meu bisavô, que ajudou a construir a igreja, doando materiais de construção no carro de boi, me contava as histórias na praça, onde eu corria descalço e brincava no parquinho. Então, eu vivenciei essa história. Desde os seis anos me lembro da história da cidade, e foi um prazer escrevê-la. Fico feliz com a iniciativa do prefeito, dos secretários, jornalistas e fotógrafos, que deram valor nesse trabalho. Isso é gratificante”, disse Nilda Simone.

Filme que conta história dos 100 anos de Aparecida de Goiânia estreia no cinema
Filme destaca história e desenvolvimento de Aparecida de Goiânia (Foto: Claudivino Antunes)

Numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e de Cultura, o filme será exibido também para os alunos da rede pública de ensino de Aparecida. Eles assistirão o curta no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, pela manhã, e em sessões exclusivas no cinema do Buriti Shopping, à tarde. A iniciativa busca inserir os alunos no universo do cinema e, ao mesmo tempo, colocá-los em contato com conteúdo audiovisual que ilustre conceitos ministrados em sala de aula.

Por Rackel Vieira / Prefeitura Aparecida

Foto: Caudivino Antunes