Acadêmicos de Medicina da Unifan publicam artigo em renomada revista científica

Acadêmicos de Medicina da Unifan publicam artigo em renomada revista científica

27 de dezembro de 2022 Off Por Redação

O artigo intitulado “Metodologia ativa: um paralelo entre o método PBL e o tradicional para os cursos de Medicina” foi publicado na edição de 17 de novembro de 2022 na revista Conjecturas.

A pesquisa teve como objetivo apresentar o desenvolvimento histórico, os principais elementos que definem o PBL (Problem-Based Learning) e confrontá-lo com o ensino tradicional, por meio de revisão de literatura.

A revista publica artigos em todas as áreas do conhecimento.
O conselho editoral é formado por docentes e pesquisadores de universidades de diferentes regiões. 
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A elaboração do artigo ficou por conta dos acadêmicos de Medicina Isabela da Rosa Borges, Luiz Guilherme Oliveira Fontoura, Maria Júlia Arantes Ramos, Maria do Carmo Holanda Nunes, sob orientação dos preofessores Andrielle de Castilho Fernandes, Juliane Aparecida Diniz Ribeiro, Aroldo Vieira de Moraes Filho.

A revista Conjecturas é uma publicação interdisciplinar, avaliada pelo novo Qualis da Capes como A3 (Único), e indexada no Google Acadêmico. Além disso, os artigos publicados recebem o seu identificador DOI. Para conhecer o periódico e obter mais informações, basta acessar: https://conjecturas.org/

Link do artigo: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/1952/1410

Professora Juliane Diniz: relevância do processo de aprendizagem

Segundo a Profa. Ma. Juliane Diniz “tal publicação demonstra o quanto é relevante para o processo de aprendizagem dos estudantes a estratégia do ensino por pesquisa. Nela o conhecimento é construído dialogicamente, de forma crítica e reflexiva, contribuindo para a formação dos docentes e dos discentes, bem como provocando a emancipação profissional”.

Professora Andrielle Castilho: “me senti valorizada

A importância para a Unifan foi aproximar tutores, professores, alunos e coordenação rumo a um interesse educacional superior a nível nacional – Brasil, pontua a Profa. Dra. Andrielle Castilho-Fernandes, que acrescenta ainda: “Como Dra., Cientista, Tutora, Professora e Gestora que eu sou hoje,  me senti valorizada, preciosa e querida pelos alunos e colegas que falam a “mesma língua” do que eu; pois, se assim não fosse, o convite genuíno e gratuito não teria chegado até a mim.

Me senti mais humana e próxima de outras pessoas que se sintonizam com o meu propósito de vida. É isso que alimenta a minha alma visionária, inquieta, questionadora, desobediente produtiva.”

Pude através desse artigo, me aproximar de pessoas que se identificam com os mesmos interesses do que eu, no fundo, um ser humano comum. É isso que sinto: Gratidão!

Professor Aroldo Vieira: “Houve muita dedicação dos acadêmicos”

O trabalho surgiu após uma sessão de tutoria do curso de Medicina. Os 4 acadêmicos se interessaram pelo assunto e o Prof. Dr. Aroldo Vieira de Moraes Filho, orientador da pesquisa, sugeriu a escrita do artigo científico.

“Houve muita dedicação dos acadêmicos para realizar a pesquisa e dos três docentes para conduzir a escrita do trabalho, fato que resultou, nessa publicação muito especial para todos os autores”, comenta o Prof. Dr. Aroldo Vieira de Moraes Filho.

Opinião dos acadêmicos

Isabela Borges: “o artigo significou um momento de discussão e troca de conhecimento com meus pares”

“Participar da elaboração deste artigo representou, para mim, o início da minha jornada na área de pesquisas acadêmicas. Nesse sentido, esta publicação intensificou a minha admiração por esse ramo de atuação e me instigou a continuar nesta jornada. Além disso, o processo de desenvolver o artigo significou um momento de discussão e troca de conhecimento com meus pares, processo muito valioso para o nosso crescimento acadêmico e pessoal. Desta forma, agradeço pela oportunidade que me foi dada pelos nossos tutores e Unifan, assim como a dedicação de cada envolvido neste projeto”, afirma Isabela da Rosa Borges, acadêmica do 2º período de Medicina.

Luiz Guilherme: gratidão

“Trabalhar como pesquisador pela primeira vez nesse projeto incrível gerou uma chama de motivação incessável que me levará a inúmeras descobertas importantes para a comunidade científica e diversas publicações que serão relevantes para as futuras gerações. Devo total gratidão aos tutores e professores que nos incentivaram e nos auxiliaram durante todo o processo de construção e à Unifan que possui um grande programa de fomento a pesquisas, principalmente, no meu curso de Medicina”, ressalta Luiz Guilherme Oliveira Fontoura, acadêmico do 2º período de Medicina.

Maria Júlia: “experiência gratificante”

“A experiência de participar da elaboração do artigo foi gratificante e essencial para nosso desenvolvimento e capacitação como estudantes de medicina. Gostaria de agradecer à Unifan que sempre incentiva seus alunos e em especial aos tutores que nos orientaram nesse projeto”, diz a acadêmica do 1º período de Medicina, Maria Júlia Arantes Ramos.

Maria do Carmo: aprendizado

“Para mim foi uma fonte de aprendizado, ampliando o meu vocabulário no tema, contribuindo na minha formação acadêmica, além de compartilhar o artigo elaborado com a comunidade acadêmica e outras pessoas. Importante destacar a visibilidade que traz para nossa instituição educacional, Unifan”, destaca Maria do Carmo Holanda Nunes, acadêmica do 1º período de Medicina.