Brasil oficializa participação no programa Artemis, da Nasa

15 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), junto com a Agência Espacial Brasileira (AEB), assinou acordo de cooperação com a Agência Espacial Americana (Nasa), que oficializa a participação brasileira no programa Artemis. A iniciativa pretende levar a primeira mulher e o próximo homem à superfície lunar em 2024 enquanto desenvolve as tecnologias e experiência para organizar uma missão humana a Marte.

A assinatura do documento contou com a participação em Brasília do ministro do MCTI, Marcos Pontes, do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, do presidente substituto da AEB, Aluisio Camargo, e do secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTI, Paulo Alvim. Virtualmente também fizeram parte da cerimônia o administrador da Nasa, Jim Bridenstine, e representantes do Departamento de Estado norte-americano.

“Esse é um passo muito importante para o Programa Espacial Brasileiro e o MCTI. Nós estamos fazendo uma série de atividades para melhoria do Programa Espacial do Brasil para que tenhamos o Centro Espacial de Alcântara em pleno funcionamento, satélites e foguetes sendo desenvolvidos no Brasil. A parceria com a NASA nos traz uma aceleração maior. A possibilidade de países trabalharem juntos pelo bem da humanidade é uma das coisas que eu mais admiro”, afirmou o ministro Marcos Pontes.

O embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster, também presente na reunião, pontuou os avanços estratégicos da parceria. “A participação brasileira no programa Artemis é um marco histórico nas relações de cooperação bilateral, o qual fortalecerá a aliança política estratégica entre o Brasil e os EUA e poderá ter efeito transformador na economia brasileira, na medida em que incentivará a realização de operações espaciais e fortalecerá capacidades do nosso parque empresarial tecnológico.” – Via Brasil – YWD 50465