Capes concedeu 46 mil bolsas de doutorado em 2020

15 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) concedeu 46.301 bolsas de doutorado em 2020, número recorde para um ano. A quantidade foi registrada depois da aplicação do modelo de concessão de benefícios e dos lançamentos de editais de programas estratégicos.

Benedito Aguiar, presidente da Capes, observa que o Brasil precisa atingir a marca de 25 mil doutores formados por ano, prevista na meta 14 do Plano Nacional de Educação (PNE). “O País já atingiu a quantidade anual de mestres titulados (60 mil), e ainda não chegou à de doutores, apesar de estar perto. Isso, aliado à preocupação de um crescimento com qualidade do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), levou a Capes a privilegiar o doutorado”, afirmou.

O modelo de distribuição de bolsas aplicado em 2020 tem como referência dois fatores: a nota do programa de pós-graduação (PPG), que quanto maior, mais bolsas terá; e o nível, no qual o doutorado recebe mais do que o mestrado. A Capes divide os PPGs em notas de 1 a 7, sendo 6 e 7 de excelência e 3 o mínimo necessário para continuar em funcionamento a cada avaliação. A titulação média de cursos (TMC) também é considerada. Assim, quanto maior, mais bolsas.

Para tornar o cálculo mais exato, reduzir assimetrias no SNPG e assegurar qualidade, a Capes ainda considera o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M). Neste caso, quanto menor, mais bolsas recebe. Desse modo, municípios mais pobres recebem mais benefícios. – Via Brasil – YWD 50447