Entregues 45 ônibus escolares a estudantes do Paraná

19 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

Uma nova frota de 168 ônibus do programa Caminho da Escola garantirá mais conforto e segurança para milhares de estudantes das redes públicas de ensino do Paraná. Já foram entregues 45 veículos para 39 municípios. O restante será entregue no próximo ano.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), investiu R$ 36 milhões na compra desses veículos. São recursos federais que foram alocados por meio de emenda parlamentar.

Os veículos, do tipo Ônibus Escolar Rural, têm capacidade para 44 estudantes sentados e são equipados com Plataforma Elevatória Veicular, do tipo Dispositivo de Poltrona Móvel. Assim, estudantes com deficiência podem ter acesso com segurança e autonomia.

Também possuem porta de lâmina única, com vedação total para entrada de pó e água, o que permite o tráfego em estradas rurais de difícil acesso. Ainda são equipados com um sistema aperfeiçoado de isolamento térmico do motor, o que proporciona a diminuição do calor no interior do veículo, e seguem padrões de qualidade e segurança estipulados pelo FNDE em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Renovação
Criado em 2007, o Caminho da Escola tem o objetivo de renovar a frota de veículos escolares no Brasil e garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes. O programa consiste na aquisição de veículos padronizados para o transporte escolar e busca reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso e permanência dos alunos nas escolas das redes públicas de Educação Básica.


Com informações do Ministério da Educação

– Agência Brasil – YWD 50775