Hoje é dia: do forró à música clássica, confira os destaques da semana

14 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

A semana entre 13 a 19 de dezembro começa com um convite especial para dançar. Hoje (13), comemora-se o Dia Nacional do Forró. A homenagem é ao rei do baião, Luiz Gonzaga, que nasceu nesse dia há 108 anos, em 1912.

Falecido em 1989, o legado do artista foi bastante lembrado durante o seu centenário, em 2012, como registrou a reportagem sobre Luiz Gonzaga feita pela TV Brasil:

O Dia Nacional do Deficiente Visual também é comemorado em 13 de dezembro. Em meio à pandemia, a Organização Nacional de Cegos do Brasil reforça que situações cotidianas vividas por deficientes visuais os colocam em maior vulnerabilidade. As pessoas com algum grau de deficiência visual colocam frequentemente às mãos em corrimãos, mesas, superfícies, bancadas e necessitam de contato direto com outras pessoas para auxílio nas atividades da vida diária. Conheça algumas histórias de pessoas cegas na matéria Em tempos de covid-19, deficientes visuais devem redobrar os cuidados, produzida pela Agência Brasil em maio deste ano.

Beethoven, Niemeyer, Veríssimo e mais
Na terça-feira, 15, é hora de fazer uma infusão para comemorar o Dia Internacional do Chá e o Dia Nacional da Economia Solidária. Além disso, ainda se comemora o Dia do Arquiteto e Urbanista. O nascimento de Oscar Niemeyer foi a referência para a data e deixou suas obras na Terra aos 104 anos.

Dezembro também é o mês do nascimento de outra personalidade brasileira famosa, o escritor Érico Veríssimo. Ele veio ao mundo no dia 17 de dezembro de 1905. Inclusive, as histórias, e a voz de um dos mais importantes escritores brasileiros, estão presentes nos arquivos da Rádio MEC em narrações, dramatizações e em uma entrevista conduzida pelo ator Paulo Autran. Ouça novamente:

No cenário internacional, o compositor alemão Ludwig van Beethoven nascia há 250 anos em um 17 de dezembro.

Caminho das Índias e povos indígenas
Outro personagem histórico, principalmente para Portugal e Brasil, é o escrivão Pero Vaz de Caminha. No dia 15 de dezembro de 1500, Caminha morria em uma batalha nas feitorias portuguesas instaladas em Calicute, na Índia. O fato ocorreu meses depois dele acompanhar e descrever tanto a chegada da frota de Cabral na América do Sul, quanto as primeiras impressões portuguesas ao se depararem com as terras indígenas de onde se criou o Brasil.

– Leyberson Pedrosa – YWD 50348