Lançado Cluster Brasileiro para Inteligência Artificial para Navios

15 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) participou do lançamento do Cluster Brasileiro de Inteligência Artificial para Navios. A iniciativa reúne representantes do Governo Federal, academia, empresas marítimas e lideranças industriais. A ideia é que uma plataforma sem fins lucrativos promova o intercâmbio de empresas e instituições para o desenvolvimento da Inteligência Artificial no setor marítimo nacional.

Outros objetivos da iniciativa são alavancar projetos e soluções tecnológicas, atrair investimentos, reunir núcleos de pesquisa que já atuam na área e sinalizar ao mercado nacional e internacional que o país aposta na Inteligência Artificial. O cluster também atuará junto ao Poder Legislativo para aprovar mudanças legais que impulsionem o setor.

Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a Inteligência Artificial está presente no Brasil em diferentes ramos como a agricultura, nanotecnologia, biotecnologia, indústria de transformação e aeronáutica.

Entre as tecnologias possibilitadas pela Inteligência Artificial no setor naval estão navios e submarinos autônomos, que utilizam simuladores de navegação e modelos matemáticos para funcionar. – Via Brasil – YWD 50459