Lewandowski desbanca Messi e Cristiano Ronaldo e leva The Best

18 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

O atacante polonês Robert Lewandowski conquistou nesta quinta-feira (17) o prêmio Fifa The Best, de melhor jogador do mundo, em cerimônia virtual realizada pela Fifa. Ele deixou para trás na disputa o craque argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo.

🏆 Hes done it! @lewy_official overcomes two of the greatest players in history to become #TheBest FIFA Mens Player for the first time!
🔴 @FCBayern | @LaczyNasPilka 🇵🇱 pic.twitter.com/TK34hTXcsS
— FIFA.com (@FIFAcom) December 17, 2020

A cerimônia, promovida pela entidade máxima do futebol, prestou várias homenagens aos ex-jogadores Diego Maradona e Paolo Rossi, que faleceram no decorrer deste ano.

Melhores do mundo
A conquista do atacante do Bayern de Munique acontece após mais uma temporada repleta de gols e de conquistas. Para superar os badalados Messi e Cristiano Ronaldo, Lewandowski marcou 59 gols na última temporada (somando os tentos por seu clube e sua seleção), e foi peça fundamental em uma temporada perfeita da equipe de Munique, que culminou com a conquista da última edição da Liga dos Campeões.

Entre as mulheres a honraria coube à lateral Lucy Bronze (Manchester City), um dos destaques da seleção de seu país. Ela venceu na disputa a dinamarquesa Pernille Harder (Chelsea) e a francesa Wendie Renard (Lyon).

🥉🥇 Bronze turns to gold! @LucyBronze is #TheBest FIFA Women’s Player 2020@OLfeminin / @ManCityWomen | @Lionesses | #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/ZQ1b1pJFnt
— FIFA Womens World Cup (@FIFAWWC) December 17, 2020

Prêmio Puskas
O prêmio do gol mais bonito da temporada foi para o sul-coreano Heung-min Son (Tottenham), que venceu a disputa graças a um golaço, no qual dá uma arrancada da defesa de sua equipe até a meta do Burnley. Ele disputava a honraria com o uruguaio Arrascaeta (Flamengo), que concorria graças a um gol de bicicleta contra o Ceará, e o uruguaio Luis Suárez (Atlético de Madrid), por gol marcado quando ainda estava no Barcelona.

The 𝗪𝗜𝗡𝗡𝗘𝗥 of the #Puskas Award 2020…
🔥 𝗛𝗘𝗨𝗡𝗚-𝗠𝗜𝗡 𝗦𝗢𝗡 🔥#FIFAFootballAwards ⚪️ #TheBest pic.twitter.com/3hOpgUSE9h
— Tottenham Hotspur (@SpursOfficial) December 17, 2020

Melhores técnicos
Entre os treinadores, o alemão Jürgen Klopp (Liverpool) foi escolhido como o melhor do mundo, após um grande trabalho à frente da equipe inglesa, que voltou a figurar entre as principais do mundo nas últimas temporadas. O técnico disputava a honraria com seu compatriota Hansi Flick (Bayern de Munique), atual detentor do título da Liga dos Campeões, e o argentino Marcelo Bielsa (Leeds United), reconhecido como uma referência para vários dos treinadores da atualidade.

Get in, 𝐁𝐎𝐒𝐒! 🏆
Jürgen has won #TheBest FIFA Men’s Coach 2020 award 🙌 pic.twitter.com/LO0V67db1f
— Liverpool FC (@LFC) December 17, 2020

Já no feminino, a vencedora foi a holandesa Sarina Wiegman, comandante da seleção feminina de seu país. Ela deixou para trás na disputa o francês Jean-Luc Vasseur (Lyon) e a inglesa Emma Hayes (Chelsea).

📙 She’s written a key chapter in @oranjevrouwen’s success story. Sarina Wiegman is #TheBest FIFA Women’s Coach!@wiegman_s | @KNVB | #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/YmJRoLQdcI
— FIFA Womens World Cup (@FIFAWWC) December 17, 2020

Goleiros
Na disputa pelos títulos de melhores goleiros da temporada, os prêmios ficaram com atletas que ajudaram suas equipes a conquistarem as últimas edições da Liga dos Campeões. A francesa Sarah Bouhaddi (Lyon) foi a vencedora entre as mulheres, superando a chilena Christiane Endler (PSG) e a norte-americana Alyssa Naeher (Chicago Red Stars).
🧤 @BouhaddiSarah is #TheBest FIFA Women’s Goalkeeper!
You don’t create a dynasty without a 🔝 keeper, right @OLfeminin? 😉@OL | @equipedefrance | #FIFAFootballAwards pic.twitter.com/NhTBWK6tu3
— FIFA Womens World Cup (@FIFAWWC) December 17, 2020

Entre os homens a honraria coube ao alemão Manuel Neuer (Bayern de Munique), que impediu o bicampeonato do brasileiro Alisson (Liverpool) e uma vitória do esloveno Jan Oblak (Atlético de Madrid). Apesar da derrota nesta categoria, o brasileiro ficou dentro da seleção da temporada, que conta com outro brasileiro, Thiago Alcântara (Bayern de Munique), que é naturalizada espanhol.

🏅 𝕋ℍ𝔼 𝔹𝔼𝕊𝕋 𝔽𝕀𝔽𝔸 𝕄𝔼ℕ𝕊 𝔾𝕆𝔸𝕃𝕂𝔼𝔼ℙ𝔼ℝ 🏅
Glückwunsch, @Manuel_Neuer! 👏#TheBest #NeuerTheWall #GOATkeeper #MiaSanMia pic.twitter.com/R9YZ0LK68I
— FC Bayern München (@FCBayern) December 17, 2020

Conquista brasileira
A única conquista do Brasil na edição deste ano do prêmio veio graças a um torcedor do Sport, Marivaldo da Silva. Ele levou para casa o Fifa Fan Award por causa de história. Para acompanhar os jogos de sua equipe ao vivo, ele caminha 60 km (por mais de 12 horas) entre a cidade de Pombos e Recife.

VENCEDOR DO FIFA FAN! De Pernambuco para o mundo e marcando para sempre a história do Sport. Temos muito orgulho de ter um torcedor como você! ♥️🦁 #MarivaldoFIFA pic.twitter.com/FEet8cQiAJ
— Sport Club do Recife (@sportrecife) December 17, 2020 – Agência Brasil – YWD 50691