Novo trecho de duplicação da BR-116 é entregue no Rio Grande do Sul

15 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

Melhores condições de trafegabilidade para escoar a produção nacional para os países do Mercosul é uma vantagem trazida pela liberação, nesta quinta-feira (10), de mais 27,1 quilômetros de pista duplicada da BR-116, entre Guaíba e Pelotas, no Rio Grande do Sul. O Presidente Jair Bolsonaro, acompanhado de ministros, participou da cerimônia que marcou a entrega da pista.

Foram 10,51 quilômetros em Barra do Ribeiro, outros 9,1 quilômetros entre Tapes e Camaquã e, por fim, 7,5 quilômetros em Cristal. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, comemorou a liberação de mais trechos da obra pelo Governo Federal. “Isso aqui vai mudar a vida das pessoas, vai diminuir o tempo de viagem, vai diminuir o custo logístico.”

A obra de duplicação da BR-116 entre Guaíba e Pelotas tem 211,2 quilômetros e está dividida em nove lotes construtivos. Com a entrega desta quinta-feira, 57% do total a ser duplicado está concluído, de acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

A BR-116 é a principal via de acesso ao sul do estado e ao Porto de Rio Grande, considerada corredor de escoamento de produção entre o Brasil e o Mercosul.

Melhorias na BR-116
O projeto de duplicação da BR-116 beneficia diretamente 12 municípios da região sul do estado. Ao longo dos últimos dois anos, o Ministério da Infraestrutura concluiu e liberou ao tráfego trechos em Pelotas, São Lourenço do Sul, Turuçu, Cristal, Camaquã, Tapes e Barra do Ribeiro.

Além da implantação de uma nova pista, os usuários contarão com melhorias como travessias urbanas, ruas laterais, retornos operacionais, viadutos, passarelas e pontes. As intervenções proporcionarão mais segurança, conforto e organização ao tráfego das cidades próximas. – Via Brasil – YWD 50425