Receita Federal faz apreensão histórica de cocaína no Porto de Santos

24 de dezembro de 2020 Off Por Agência de Notícias

Em ação de rotina, equipes da Alfândega de Santos apreenderam 2.932 kg de cocaína escondidos em uma carga de exportação. A droga estava cuidadosamente oculta em carregamento de bobinas de alumínio, destinadas ao porto de Roterdã, na Holanda.

Essa foi a maior apreensão de cocaína no Porto de Santos já feita pela Receita Federal e a primeira a superar duas toneladas em uma só carga. Até então, a maior havia ocorrido no dia 8 de março de 2019, quando foram apreendidos 1.776 kg ocultos em uma carga de limões frescos acondicionados em caixas de papelão.

A carga, encontrada nessa terça-feira (22), foi selecionada para conferência por critérios objetivos de análise de risco, incluindo a inspeção não intrusiva por imagens de escâner. Durante a inspeção, o cão de faro da Receita Federal sinalizou positivamente para a presença de drogas.

A droga interceptada pela Alfândega foi entregue à Polícia Federal, que prosseguirá com as investigações a partir das informações fornecidas pela Receita. O repasse de informações das operações à polícia judiciária tanto pode dar início a novas investigações, como complementar as que estão em curso.

A Receita Federal apreendeu mais de 20,5 toneladas de cocaína no Porto de Santos em 2020. Até o momento, foram 49 apreensões. Na maior parte dos casos, a droga foi encontrada em cargas que seriam enviadas para a Europa. – Agência Brasil – YWD 51217