Em dois dias, Aparecida vacina mais de 3,2 mil contra a Covid-19

Em dois dias, Aparecida vacina mais de 3,2 mil contra a Covid-19

22 de janeiro de 2021 Off Por Allan David

Secretaria de Saúde busca vacinar o maior número de pessoas no menor intervalo de tempo

Com 7,2 mil doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, Aparecida de Goiânia iniciou a vacinação contra a Covid-19 nesta quarta-feira (20). Em dois dias, o município já ministrou cerca de metade das doses destinadas ao grupo prioritário, conforme lote de doses recebido pela cidade. Em Aparecida, 3.281 doses já foram administradas.

Segundo cronograma do Plano Nacional de Imunização, os grupos prioritários neste momento são os profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento de pacientes com Coronavírus, além de idosos e pessoas com deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

Conforme balanço realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até a tarde desta quinta (21), todos os abrigos da cidade receberam a imunização e 15 unidades de saúde receberam as vacinas pela equipe da pasta.

Ao todo, 3.138 profissionais de saúde e 143 idosos e deficientes institucionalizados foram vacinados.

“Fechamos o segundo dia da Campanha de Vacinação contra a Covid-19 cumprindo o que foi planejado. Nossa previsão é terminar de aplicar as 7,2 mil doses até a próxima terça-feira”, revelou a coordenadora Municipal de Imunização, Renata Cordeiro.

“O entendimento de Aparecida é: ainda que as doses disponibilizadas não sejam suficientes para todos, trata-se de uma emergência em saúde pública e quanto mais pessoas forem vacinadas rapidamente, mais vidas serão salvas”, acrescentou Renata.

A médica da UPA Buriti Gabriela de Sousa não conteve a alegria ao ser imunizada: “Não foram dias fáceis, mas hoje recebo a vacina com esperança de dias melhores. Esperança de retornar à normalidade não só em meu ambiente de trabalho, mas com os meus familiares”.

Próximos passos

Como a imunização contra a Covid-19 ocorre por meio da aplicação de duas doses de vacina em um intervalo médio de 28 dias, ao longo das próximas semanas, outras 7,2 mil doses devem chegar ao município para que as pessoas já vacinadas neste primeiro momento recebam a segunda dose do imunizante.

Segundo informações do Governo Federal, ao final da campanha serão destinadas 200 mil doses de vacina para Aparecida de Goiânia. Porém, neste momento, com as 7,2 mil doses disponibilizadas, 44% dos profissionais de saúde do município que atuam em unidades públicas e privadas e toda a população idosa e de pessoas com deficiência que vivem em abrigos será imunizada.

Apesar disso, o planejamento é para que conforme outras remessas cheguem em Goiás, a vacinação seja ampliada para todos os idosos e profissionais de saúde (não apenas os que estão na linha de frente), pessoas com morbidades, profissionais de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, profissionais do transporte coletivo e caminhoneiros. Esses grupos estão divididos em quatro fases da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. (Camila Godoy/SMS)