Marinha e governo de São Paulo enviam 80 respiradores para Manaus
15 de janeiro de 2021O Comando da Marinha do Brasil anunciou hoje (15) que enviará 40 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo Inspire para Manaus. Os respiradores serão recebidos em dois lotes, o primeiro com 26 unidades e o segundo com 14.
Desenvolvido a partir de uma parceria entre o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo e pesquisadores da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), o Inspire pode ser usado em locais remotos e em unidades de tratamento intensivo (UTIs), já que é portátil e não depende de ar comprimido.
O estado de São Paulo também se prontificou a enviar respiradores para Manaus. Os 40 respiradores disponibilizados serão entregues em 4 lotes: 5 serão entregues hoje (15), mais 5 no sábado (16) e outras 20 unidades no domingo (17). As 10 unidades restantes serão entregues na semana que vem.
Governo federal
Em redes sociais, a Secretaria de Comunicação do governo federal informou que pacientes internados na cidade de Manaus estão sendo transportados para outras oito capitais para desafogar a rede de atendimento local. O transporte é feito com o apoio de aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos em Manaus (AM) começam a ser transferidos nesta sexta-feira (15) para oito capitais, a fim de desafogar a rede assistencial pública e privada do Amazonas. A articulação envolve os governos estaduais e do Distrito Federal. pic.twitter.com/XCRIfEJ52q
— SecomVc (@secomvc) January 15, 2021
Segundo informa a nota, Manaus receberá ainda nesta semana 5 mil m³ de oxigênio líquido para ajudar no atendimento de pacientes que necessitem de respiração artificial.
– Elaine Cruz e Pedro Ivo de Oliveira – Repórteres da Agência Brasil – YWD 982956