Projeto permite a prisão de qualquer cidadão no período eleitoral

8 de janeiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

Projeto permite a prisão de qualquer cidadão no período eleitoral
Via Câmara dos Deputados

Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Dep. Boca Aberta (PROS – PR)

Boca Aberta: Esse impedimento de prisão apenas protege os criminosos”
O Projeto de Lei 5370/20 permite a prisão de qualquer cidadão em período eleitoral, incluive dos candidatos. O texto altera o Código Eleitoral, que veda a prisão de eleitores no período que vai de cinco dias antes até 48 horas após a eleição, com exceção de três hipóteses: 1) flagrante delito; 2) sentença criminal condenatória por crime inafiançável; e 3) desrespeito a salvo-conduto.

A proposta também autoriza a prisão dos candidatos à eleição mesmo nos 15 dias antes da eleição, e dos membros das mesas receptoras e os fiscais de partido, durante o exercício de suas funções .

O autor da proposta, deputado Boca Aberta (Pros-PR), argumenta que o livre exercício do voto deve ser garantido de outra forma.

“É lamentável que esteja ainda em vigor no ordenamento jurídico brasileiro tal dispositivo normativo, tendo sido sua edição feita em um momento político nacional conturbado, em que se lutava pelo direito do voto e da segurança da sociedade contra os indivíduos que atentavam contra o exercício do sufrágio, o que não prospera nos dias atuais. Esse impedimento de prisão apenas protege os criminosos”, justifica o parlamentar.

Conheça a tramitação de projetos de lei

– Via Câmara dos Deputados – YWD 982401