Projeto permite que municípios apliquem sanções por infração à legislação sanitária federal

8 de janeiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

Projeto permite que municípios apliquem sanções por infração à legislação sanitária federal
Via Câmara dos Deputados

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
O deputado Aroldo Martins discursa em Plenário

Aroldo Martins: Queremos eliminar a insegurança jurídica e dúvidas acerca da competência municipal
O Projeto de Lei 3344/20 autoriza municípios a fiscalizar, apurar e aplicar penalidades referentes à legislação sanitária federal. O texto, que tramita na Câmara dos Deputados, altera a Lei de Infrações à Legislação Sanitária Federal.

Atualmente, segundo a lei, as penalidades previstas só podem ser aplicadas por autoridades sanitárias competentes do Ministério da Saúde, dos estados e do Distrito Federal ou por meio de delegação de competência via convênio.

Autor do projeto, o deputado Aroldo Martins (Republicanos-PR) explica que outras leis, como a Lei do Sistema Único de Saúde e a Lei que criou Sistema Nacional de Vigilância Sanitária , já preveem a competência dos municípios para fiscalizar e aplicar sanções relacionadas a infrações sanitárias.

“Porém, na Lei trata especificamente das infrações sanitárias, ficou essa lacuna. Queremos, com a proposta, eliminar a insegurança jurídica e dúvidas acerca da competência municipal para fiscalizar, controlar e aplicar sanções diante de comprovada infração sanitária, principalmente no momento em que lutamos contra a Covid-19”, diz Martins.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

– Via Câmara dos Deputados – YWD 982386