Rio Grande do Norte tem mais um ponto de internet via satélite

12 de janeiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

A internet gratuita de alta velocidade, ilimitada e via satélite do programa Wi-Fi Brasil, do Ministério das Comunicações, chegou a mais um ponto nesta segunda-feira (11). Dessa vez, os beneficiados foram os operários e engenheiros que trabalham no canteiro de obras da duplicação da rodovia BR-304, conhecida como Reta Tabajara, em Macaíba (RN).

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, explicou que a pasta está levando conectividade à população que precisa. “Não tinha internet lá e tem vários trabalhadores que estão participando das obras, trabalhando na obra, pessoas envolvidas e a gente está precisando levar conectividade. Conectividade também é logística, você faz com que as pessoas consigam trabalhar integradas. É um projeto que tínhamos de levar internet para várias localidades do país em parceria com vários ministérios. E esse é um ponto que estamos levando em parceria com o ministro da Infraestrutura, o ministro Tarcísio [Gomes de Freitas].”

A entrega da antena de internet foi feita durante visita ao canteiro de obras no Rio Grande do Norte. No estado, o programa totaliza mais de 290 pontos do Wi-Fi Brasil. As escolas públicas rurais receberam 80% desses pontos de internet.

Balanço
Ao longo de 2020, foram instalados 12.715 pontos de internet ilimitada pelo programa Wi-Fi Brasil. Mais de 80% deles atenderam às Regiões Norte e Nordeste. A internet de alta velocidade chegou a mais de 9,5 mil escolas, alcançando 2,6 milhões de estudantes.

Além dos pontos disponibilizados pelo satélite, uma parceria entre os ministérios das Comunicações e da Saúde e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa levou internet a 1.252 unidades de saúde da família.

De acordo com a Telebras, a adesão da população ao programa é grande. Em uma amostra de nove locais onde os pontos de acesso de internet foram instalados, o sistema detectou 400 mil conexões. A análise apontou que a população tem usado a conexão para acessar as redes sociais e serviços em geral, entre eles serviços públicos.

O programa
O Wi-Fi Brasil leva internet de alta velocidade ilimitada a locais remotos onde esse recurso não chega por fibra óptica nem por sinal de rede móvel de dados. Atende escolas, postos de saúde, unidades de segurança pública, aldeias indígenas, quilombos, assentamentos rurais e outros equipamentos públicos.

O sinal de internet do programa é transmitido via Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações, um equipamento de alta tecnologia que fica a 36 mil quilômetros do nosso planeta. O sinal abrange todo o território nacional e parte dos oceanos Atlântico e Pacífico. O equipamento é operado pela Telebras.

– Agência Brasil – YWD 982600