Série D: Novorizontino-SP e Fast-AM se enfrentam por acesso inédito

10 de janeiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

As campanhas de Novorizontino-SP e Fast Clube-AM na atual edição da Série D do Campeonato Brasileiro já são históricas para os dois clubes. O acesso à Série C é o que falta para coroá-las. Só um deles, porém, terá o gostinho da celebração neste domingo (10). O segundo duelo do confronto entre Tigre e Rolo Compressor começa às 16h (horário de Brasília), no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP), com transmissão ao vivo da TV Brasil.

Quem vai garantir vaga na semifinal da #SérieD? Neste #domingo (10), acompanhe mais uma partida emocionante na @TVBrasil! Novorizontino (SP) e Fast (AM) se enfrentam no jogo de volta das #quartasdefinal. #Aovivo, a partir de 16h. #DiaDnaTVBrasil Sintonize: https://t.co/LNBnNcWCdp pic.twitter.com/mmzMeZxZCp
— TV Brasil (@TVBrasil) January 7, 2021

O time paulista tem a vantagem do empate. Há uma semana, venceu o jogo de ida na Arena da Amazônia por 1 a 0, gol do atacante Guilherme Queiroz. Para se classificar, o Tricolor precisa ganhar por ao menos dois gols de diferença. Se vencer por um gol de saldo, a decisão será nos pênaltis. Foi justamente em disputas na marca da cal que a equipe amazonense passou por Moto Club-MA e Globo-RN, nas fases anteriores do mata-mata. Ambas, porém, ocorreram em Manaus. Desta vez, o duelo decisivo será no interior de São Paulo.

Dono da melhor campanha da Série D com 12 vitórias, cinco empates, duas derrotas e 41 pontos somados, o Novorizontino terá força máxima. O volante Léo Baiano cumpriu suspensão em Manaus e deve retornar à equipe titular. O técnico Roberto Fonseca deve escalar o Tigre com Giovanni; Willean Lepo, Édson Silva, Bruno Aguiar e Paulinho; Léo Baiano, João Pedro, Danielzinho e Pereira; Guilherme Queiróz e Cléo Silva.

No Fast, são várias ausências. O zagueiro Bernardo Benjamin e o atacante Tiago Pará, titulares no duelo passado, testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19), assim como o goleiro reserva Luís Carlos. O volante Pelezinho e o atacante Daivison se recuperam de lesão. Já o meia Marco Goiano foi liberado para acompanhar o nascimento do filho. O cenário era ainda mais complexo na semana passada, com oito jogadores infectados pela covid-19 e o técnico Lecheva de licença após a filha nascer sem vida, em razão de parto prematuro.

O clube amazonense não divulgou quais atletas contraíram o coronavírus na última semana, mas jogadores que vinham sendo titulares e que não atuaram em Manaus, como o lateral Bernardo, o zagueiro Thiago Spice, o volante Márcio Passos, o meia Janeudo e o atacante Ronan voltaram à lista de relacionados. Com isso, Lecheva deve mandar a campo o time com Alencar; Bernardo, Alison, Thiago Spice e Ítalo; Dênis Pedra, Márcio Passos, Janeudo e Dija Baiano; Ronan e Mateus Oliveira.

O acesso, se vier, será inédito para os dois times. Apesar da semelhança em nome, cores (amarela e preta), escudo e mascote, o Novorizontino não é o Grêmio Esportivo Novorizontino, campeão da Série C em 1994 e vice do Campeonato Paulista em 1990. Este último teve a falência decretada em 1999. A cidade de Novo Horizonte só voltou a ter um clube de futebol profissional em 2010, com a fundação do atual Grêmio Novorizontino, que disputa a Série D pela terceira vez.

No caso do Fast, o clube disputou três vezes a primeira divisão brasileira, a última delas em 1979. Também esteve na Série B em duas ocasiões (1980 e 1982) e na C em outras quatro, entre 1995 e 2008. Tal qual o Novorizontino, o Rolo Compressor também está na terceira participação na Série D, que só entrou para o calendário em 2009.

Também vale acesso

Outros dois confrontos também definem acessos à Série C neste domingo. Às 15h35, o Altos-PI recebe o Marcílio Dias-SC no estádio Felipão, em Altos (PI), após as equipes ficarem no 1 a 1 no último domingo (3), no estádio Gigantão das Avenidas, em Itajaí (SC), em partida transmitida ao vivo pela TV Brasil.

Já às 16h, na Arena das Dunas, em Natal, enfrentam-se América-RN e Floresta-CE. No sábado da semana passada (2), na Arena Castelão, em Fortaleza, os cearenses venceram por 2 a 0, jogo que também teve transmissão ao vivo da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O Lobo tem a vantagem do empate e até de uma derrota por um gol de diferença. Os potiguares têm de ganhar por três ou mais gols de saldo. Caso igualem o placar agregado, levam a decisão para os pênaltis. – Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional – YWD 982459