Álvaro Pastor: uma trajetória emocionante

10 de fevereiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

A história de vida de Álvaro Pastor do Nascimento é um dos exemplos mais marcantes de superação de uma condição de pobreza extrema. Servidor da Justiça Eleitoral há 15 anos e hoje chefe do cartório da 48ª Zona Eleitoral, em Altinho (PE), Álvaro é um dos oito filhos de Joaquim Pastor do Nascimento e Alaíde Maria da Conceição, já falecidos, e enfrentou com seus familiares a fome e a mendicância sem jamais perder a fé em um futuro sem tantas provações e humilhação.

Nascido em Ibura, na periferia de Recife, desde a infância Álvaro e seus irmãos, juntamente com os pais, honestos e humildes, percorriam as ruas recolhendo material reciclável para ganhar algum dinheiro para matar a fome, que sempre teimava em se fazer presente. Pediam também esmolas ou comida nas residências da capital.

Álvaro lembra que a miséria humilha o cidadão, mas também é fonte de coragem, ponto de partida para buscar um futuro melhor. Ele nunca deixou de acreditar que uma mudança pudesse ocorrer, para remediar um pouco os sofrimentos dos pais, dele e dos irmãos. E Álvaro sabia muito bem o caminho para que essa transformação ocorresse: pela educação.

Por isso, ao catar papéis, plásticos, latinhas e vasilhames junto com a família numa carroça, o menino recolhia sempre os livros e cadernos que encontrava para a sua coleção particular. O pai, Joaquim, não gostava muito. Achava aquilo um desperdício e que aquele “ajuntamento” de coisas poderia muito bem virar dinheiro para os alimentos tão necessários. Mas Álvaro conseguiu salvar a ‘biblioteca’. – Tribunal Superior Eleitoral – YWD 985269