InovAtiva lança programa para atender mil projetos inovadores este ano

15 de fevereiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

Mais de 15 mil startups receberão apoio do InovAtiva Brasil nos próximos anos. O programa é resultado de uma parceria da Secretaria de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, e do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O investimento chegará a R$ 44 milhões.

“Nossos objetivos são bastante audaciosos. Nós queremos que o Brasil seja um dos três principais ecossistemas de empreendedorismo inovador do mundo. Vamos alcançar mais de 15 mil startups com esse programa”, afirmou o secretário especial da Sepec, Carlos Alexandre Jorge da Costa.

Segundo ele, a expectativa é ampliar a capacidade de atendimento para levar as ferramentas e serviços do InovAtiva para empreendedores de todo o país. Com essa ideia, foi lançado o programa “Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil”, que deverá atender mil projetos e pequenos negócios inovadores, este ano, que ainda estão na fase inicial com atividades de mentoria, consultoria organizacional, suporte tecnológico, suporte para formalização do negócio e qualificação empreendedora.

Ideiaz
O Ideiaz Powered by InovAtiva Brasil conectará os empreendimentos a incubadoras e aceleradoras de todo o Brasil. É uma iniciativa da Sepec, Sebrae e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).

“Por isso, estamos chamando esse programa de Ideiaz de A a Z. Para fazer você ir do início até ter o seu negócio montado e com sucesso, conte com todo o apoio do Governo brasileiro e do Sebrae”, reforçou Carlos Costa. “A Sepec e o Sebrae vão apoiá-lo [empreendedor] com mais mentoria, com muito mais capacitação e com iniciativas que vão transformar a sua ideia em um modelo de negócio viável até conseguir obter recursos. Você poderá contar com todo o nosso suporte”, explicou o secretário.

Oportunidade
Para as startups que ainda estão começando, o programa é uma oportunidade de alavancar as ideias e desenvolver o negócio. É o caso de Hemmely Rodrigues, de 21 anos, do Rio de Janeiro. Ela é uma das muitas empreendedoras brasileiras que estão correndo atrás para fazer funcionar a Gera, uma empresa que conecta catadores cooperados com cooperativas de reciclagem a estabelecimentos geradores de resíduos.

“Uma oportunidade como essa é justamente o que a gente está buscando”, disse. “Dentro de toda a nossa trajetória, nesse momento de desbravar o mercado, encontramos algumas necessidades/ dificuldades. Uma delas é a própria abertura da nossa empresa, a prospecção de clientes também é uma coisa que a gente está correndo atrás, assim como a consolidação da nossa plataforma”, pontuou.

O que é uma startup?
Startup é um termo em inglês usado para definir as empresas que ainda são jovens ou recém-criadas e apresentam grandes possibilidades de crescimento. Elas são caracterizadas por ser um negócio escalável e que cresce de uma forma muito mais rápida e eficiente em comparação a uma pequena ou média empresa tradicional. As startups entram no mercado para buscar capital e utilizam tecnologias digitais para crescer e encontrar financiamento.

InovAtiva Brasil
Em 2020, o InovAtiva ficou, pelo segundo ano consecutivo, em primeiro lugar no ranking 100 Open Startups, uma iniciativa de apoio ao empreendedorismo inovador. De 2013 a 2020, mais de 2,3 mil empreendimentos já foram acelerados.

De acordo com o Ministério da Economia, outras iniciativas serão lançadas, além do Ideiaz, como o InovAtiva Conecta, para promover a conexão de startups com investidores e grandes empresas; e o InovAtiva Academy, com conteúdos exclusivos de capacitação para empreendedores.

“Estamos trabalhando para que 2021 traga grandes oportunidades de conexões, de aprendizado e de colocar o seu negócio em pé. Fazendo com que a sua ideia seja transformada em um grande empreendimento”, afirmou o secretário Carlos Alexandre Jorge da Costa. “Você poderá ser um que faz a diferença. O seu sucesso vai significar mais emprego, mais renda e uma nação da qual nós tenhamos todo orgulho.” – Agência Brasil – YWD 985801