Projeto prevê o plantio de árvores em homenagem a vítimas da Covid-19
10 de fevereiro de 2021O Projeto de Lei 53/21 cria o Programa Árvores da Memória (AME), destinado ao plantio no bioma da Mata Atlântica de uma árvore para cada pessoa morta em decorrência da Covid-19. Após fazer referência às vítimas da doença, o plantio homenageará todos os casos de pessoas que contraíram o novo coronavírus e sobreviveram. O texto tramita na Câmara dos Deputados.
Na primeira fase, cada plantio de árvore será marcado com uma plaqueta com a identificação da pessoa falecida em decorrência do novo coronavírus. Até o dia 3 de fevereiro de 2021, haviam morrido no Brasil mais de 227 mil pessoas por complicações causadas pela Covid-19.
A proposta também cria o selo Sol – Vida, Solidariedade e Meio Ambiente, a ser entregue familiares de vítimas e a pessoas que contraíram o novo coronavírus e sobreviveram.
No curto prazo haverá o plantio de mais de 200 mil árvores na Mata Atlântica em até seis meses, meta da primeira etapa do programa. Na segunda etapa, que consiste no plantio de uma árvore para cada pessoa sobrevivente, ressalvados os assintomáticos, a ideia é plantar 400 mil mil árvores, no mínimo”, explica o autor, deputado Gervásio Maia (PSB-PB). – Câmara dos Deputados – YWD 985443