Publicação traz novas óticas de exploração de recursos não-convencionais

11 de fevereiro de 2021 Off Por Agência de Notícias

O Ministério de Minas e Energia (MME) lançou o caderno “O Desenvolvimento da Exploração de Recursos Não-Convencionais no Brasil: novas óticas de desenvolvimento regional”. A publicação é fruto de parceria entre o MME, a Fundação Getulio Vargas (FGV) Energia, a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e a Rede Gasbras.

No âmbito do Programa para Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate), o caderno traz uma extensa pesquisa e um detalhado diagnóstico sobre a exploração de recursos onshore não-convencionais no Brasil. Busca, ainda, desmistificar e esclarecer sobre a possibilidade de gerar riquezas por meio dos recursos nacionais de baixa permeabilidade.

A professora da FGV Energia e organizadora do caderno, Fernanda Delgado, afirmou que “o conjunto dos trabalhos trazidos para esta publicação traz uma conclusão relevante para todo setor de óleo e gás nacional: os potenciais ganhos econômicos e sociais da exploração e produção dos recursos não-convencionais são imensos. Para viabilizá-los, é necessário travar uma discussão desideologizada e tecnicamente embasada sobre o tema”.

Na visão do secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, do MME, José Mauro Coelho, “somente por meio dessa transparência da comunicação clara e objetiva e com informações científicas de qualidade trazidas pelos segmentos envolvidos, poderemos avançar no desenvolvimento pleno dos nossos recursos não-convencionais”. José Mauro ainda acrescentou “que a sociedade brasileira tem o direito de conhecer o seu pleno potencial petrolífero e de colher os seus benefícios por meio de uma exploração consciente e responsável”. – Agência Brasil – YWD 985544