Após cinco sets, Taubaté sai na frente do Minas na final da Superliga
14 de abril de 2021O EMS Taubaté Funvic saiu na frente na decisão da Superliga Masculina de vôlei. Nesta quarta-feira (14), o time paulista derrotou o Minas Tênis Clube por 3 sets a 2 no primeiro jogo da final, disputada em melhor de três no Centro de Desenvolvimento do Voleibol, em Saquarema (RJ). As parciais foram de 25/18, 22/25, 23/25, 25/16 e 15/11.
SUPERLIGA BB 2020/21 | TEMPO REAL#FINAIS🏆
QUE FINAL! Taubaté vence o Tie Break, fecha a partida 3 a 2 e larga na frente em busca do TÍTULO.
#EMS #SuaSaúdeMerece #JogandoJunto #VoleiTaubate #Taubate #VoleiNoSporTV #SuperligaBancoDoBrasil🇧🇷 pic.twitter.com/nOHWIKvW27
— Vôlei Taubaté (@VoleiTaubate) April 15, 2021
O ponteiro Douglas Souza, do Taubaté, recebeu o prêmio de melhor em quadra. O oposto Felipe Roque, também da equipe do interior, foi o maior pontuador da noite, com 23 pontos. Pelo Minas, o ponteiro Honorato e o oposto Yadrian Escobar, com 16 pontos cada, foram os destaques.
AH, ESSA DUPLA (DE NOVO) 😍
O melhor atleta em quadra foi @DouglasCorreiaS que levou mais um #TroféuVivaVôlei🏆 Mas ele fez questão de dividir com @feliperoque181, que foi um monstro em quadra. Parabéns, meninos! 👏#EMS #VoleiTaubate #VoleiNoSporTV #SuperligaBancoDoBrasil🇧🇷 pic.twitter.com/6xW02yFjWQ
— Vôlei Taubaté (@VoleiTaubate) April 15, 2021
Campeão na última edição concluída da Superliga, em 2019, o Taubaté leva o título mais uma vez se também ganhar a segunda partida, marcada para sexta-feira (16), às 19h (horário de Brasília). O Minas têm de triunfar para forçar o terceiro jogo no domingo (18), no mesmo horário. A edição do ano passado foi encerrada sem ganhador por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19).
O Taubaté liderou o primeiro set de ponta a ponta, mantendo-se quase sempre cinco pontos à frente, pelo menos. O time paulista mostrou eficiência nos bloqueios, anotando seis pontos no fundamento. Cinco foram do central Maurício Souza, entre eles o que fechou a parcial em 25 a 18.
O domínio dos atuais campeões parou por aí. No segundo set, as equipes se intercalaram no comando do placar até o 20 a 20. Com quatro pontos seguidos, assinalados pelos ponteiros Nico Lazo e Honorato (dois) e por Escobar, os minastenistas, enfim, abriram vantagem. Um erro de saque do central Lucão definiu a vitória dos mineiros por 25 a 22.
O cenário se repetiu em parte da terceira parcial, com o Minas tomando a dianteira após o 14 a 14, em um bloqueio do central Gustavão, para não mais perdê-la. A vantagem flutuou entre dois e quatro pontos e foi suficiente para os mineiros fecharem o set em 25 a 23, em uma cravada de Lazo.
O quarto set lembrou o primeiro, com o Taubaté à frente desde o primeiro ponto. A partir do 10º ponto, os paulistas abriram distância e conseguiram manter a vantagem em, pelo menos, quatro pontos. Os erros do Minas ajudaram os atuais campeões a vencerem a parcial por 25 a 16, com ponto de saque de Maurício Souza.
O tie-break iniciou equilibrado e assim permaneceu até o 6 a 6, quando o Minas cometeu dois erros seguidos (um de saque, outro de ataque) e ainda parou no bloqueio do levantador Bruninho. A vantagem foi fundamental para o Taubaté, que sacramentou a vitória após um serviço desperdiçado por Escobar, que fechou o quinto set em 15 a 11 para os paulistas. – Lincoln Chaves – Repórter da TV Brasil e da Rádio Nacional – YWD 992261