Inovações em Habitações Sociais é tema de palestra da FENAPC na 2ª Construtec

Inovações em Habitações Sociais é tema de palestra da FENAPC na 2ª Construtec

25 de outubro de 2023 Off Por Agência de Notícias

Presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC) é um dos convidados para a abertura da feira de tecnologias do setor de construção civil voltada para toda a região Centro-Oeste. Abordagem traz informações estratégicas para empresas que atendem programas como o “Minha Casa, Minha Vida”

O presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC), João Víctor Ribeiro, estará na abertura da 2ª Feira de Tecnologias da Construção Construtec, com uma abordagem sobre as “Inovações construtivas em habitações de interesse social”. A palestra acontece no dia 8 de novembro, a partir das 18h10, no Centro de Convenções da PUC, em Goiânia.
“Existem várias inovações construtivas nos mais diversos ramos e faixas de valores da construção civil, mas nem todas podem ser utilizadas nas habitações de interesse social. Para este tipo de moradia, os modelos construtivos precisam ser homologados por um Documento de Avaliação Técnica (DATec), que é emitido após análise de uma Instituição Técnica Avaliadora (ITA), ou pelo Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), uma ferramenta do Governo Federal”.
O tema da palestra é pertinente, principalmente, para empresas e profissionais que atuam no ramo de construções enquadradas em programas sociais, como o Minha Casa, Minha Vida. Por se tratar de um perfil muito específico de construção, as habitações de interesse social precisam atender algumas exigências.
O presidente da FENAPC pontua ainda que, dentre as novidades construtivas que podem ser empregadas em habitações de interesse social, devem ser observados os diversos tipos de materiais autorizados. Além disso, os construtores precisam estar atentos aos materiais mais indicados para as condições de cada região do Brasil.

A feira
Voltada para a região Centro-Oeste, a segunda edição da Feira Construtec tem como tema a utilização da tecnologia e da sustentabilidade para a transformação da construção civil. O evento será realizado de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), em Goiânia.
A expectativa para a segunda edição é de 6 mil visitantes. As inscrições antecipadas podem ser feitas pelo site www.feiraconstrutec.com.br, sendo que as vagas para as palestras são limitadas. Realizada anualmente, a Feira Construtec tem como objetivo facilitar o acesso da cadeia industrial e comercial da construção civil a novas tecnologias, serviços e matérias-primas disponíveis no Brasil, incluindo as fabricadas no estado de Goiás e em toda a região Centro-Oeste.

Sobre a FENAPC
A Federação Nacional dos Pequenos Construtores (FENAPC) foi criada em 2018, com o objetivo de pautar questões do setor da construção civil e do mercado imobiliário. Atualmente, a federação conta com mais de 2.000 construtores de 22 associações regionais de todo o Brasil. Isso faz da FENAPC uma das principais entidades do setor no país, representando um percentual importante de empresas e profissionais autônomos da construção. Juntos, os pequenos construtores são responsáveis pela construção de cerca de 1,5 milhão de casas por ano.