Deputados analisam projeto sobre uso alternativo dos veículos de transporte escolar na pandemia

10 de abril de 2021 Off Por Agência de Notícias

O Plenário da Câmara dos Deputados analisa neste momento o Projeto de Lei 2529/20, da deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC) e outros, que autoriza estados, municípios e Distrito Federal a utilizarem os veículos de transporte escolar como transporte alternativo de profissionais da saúde e de pessoas que necessitarem de atendimento médico. A medida valerá enquanto as aulas presenciais estiverem suspensas durante o período da pandemia de Covid-19.

O deputado Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) apresentou um substitutivo à matéria prevendo que os gastos com o uso alternativo serão suportados pelo Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

O projeto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) pouco antes da sessão do Plenário.

Líderes definem votação de projetos de combate à pandemia

Carmen Zanotto destacou a importância da proposta para o deslocamento de pacientes de hemodiálise e câncer, que precisam muitas vezes ir a outras cidades para se tratar. Vamos dar condições dignas e seguras para transportar pacientes com Covid-19 ou outras doenças, observou.

Já a deputada Luiza Erundina (Psol-SP) alertou para o problema de mobilidade dos trabalhadores que enfrentam a pandemia. O transporte coletivo é uma fonte de contaminação, afirmou.

O deputado Tiago Mitraud (Novo-MG) observou que, com a paralisação das aulas na maioria do País, o transporte escolar está ocioso. Não podemos deixar as escolas tanto tempo paradas, ponderou.

O líder do PCdoB, deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE), apontou para as dificuldades dos gestores públicos em administrar os recursos na pandemia. Não tem o menor sentido, quando ambulâncias estão superocupadas, deixar de utilizar equipamentos do bem público para beneficiar a população, argumentou. – Câmara dos Deputados – YWD 991935