Hoje é Dia: semana é marcada pelo Dia Internacional da Mulher

10 de março de 2021 Off Por Agência de Notícias

Igualdade de direitos, combate à violência doméstica e discussão sobre relações profissionais são temas importantes o ano inteiro. No entanto, o Dia Internacional da Mulher (8 de março, nesta segunda-feira) é a oportunidade para acentuar e amplificar os debates relacionados à cidadania feminina durante a semana e este mês.

Veículos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) trazem no acervo, no ano inteiro, programas, entrevistas e reportagens que colaboram com as reflexões sobre o tema. Entre eles, os dados de violência contra a mulher apontam que as ocorrências dentro de casa chamam a atenção.

Ouça, por exemplo, abaixo entrevista produzida pela Rádio Nacional com oficial da Polícia Militar sobre os caminhos da violência contra mulheres:

Pesquisas apontam que sete em cada dez pessoas acreditam que as mulheres correm mais risco de sofrer violência dentro da própria casa. “Os números nos permitem dizer que temos violência doméstica em perto de 40% dos lares”, afirmou a diretora do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo, em entrevista ao programa Caminhos da Reportagem em setembro do ano passado.

Confira o especial sobre violência contra mulheres

Em março do ano passado, na Semana da Mulher, os dados também apontavam nesse sentido. Como mostrou reportagem veiculada pela Radioagência Nacional, por exemplo, de acordo com um levantamento da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, havia, na ocasião, atualmente, 107 casos de feminicídio em tramitação na Justiça fluminense.

Ao todo, 97 dessas vítimas foram mortas pelos companheiros ou ex-companheiros. A Rádio Nacional mantém, desde 1981, um espaço dedicado à abordagem dos direitos femininos: é o programa Viva Maria, apresentado pela premiada jornalista Mara Regia. Dentro das temáticas, a atração prioriza o debate sobre demandas de mulheres desassistidas, com particularidades de destacar, por exemplo, moradoras da Amazônia. Inclusive, o programa, no seu 40º ano de atividades promove uma série de podcasts sobre histórias de brasileiras. – Luiz Claudio Ferreira – Repórter da Agência Brasil – YWD 988192