Alego aprova projeto do governo que cria programa de crédito para famílias vulneráveis

Alego aprova projeto do governo que cria programa de crédito para famílias vulneráveis

30 de abril de 2021 Off Por Redação

Proposta autoriza transferência de R$ 20 milhões do Tesouro Estadual, em 2021, para investimento em mecanismos de suporte financeiro. Objetivo da iniciativa é promover inclusão social e estimular empreendedorismo e geração de renda

O Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás aprovou na tarde desta quinta-feira (29/4), em segunda e última votação, o projeto de lei do Governo estadual que institui o Crédito Social. Por unanimidade, 28 deputados estaduais foram favoráveis à matéria. 

A ação faz parte do programa Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), e desenvolvido por determinação do governador Ronaldo Caiado. O objetivo é promover a inclusão social de famílias em vulnerabilidade, por meio de mecanismos de suporte financeiro e profissionalizante, voltados ao empreendedorismo. “Vamos afinar cada vez mais nossas ações. A minha preocupação agora é com mais empregos e mais crédito. A nossa visão de governo é trabalhar para dar resultado à população”, defendeu Caiado.  

De acordo com o projeto, os beneficiários precisam concluir curso de capacitação profissional do Governo Estadual e estar dentro dos critérios de vulnerabilidade social, de acordo com o Índice Multidimensional de Carência da Famílias Goianas (IMCF). O índice, instituído em 2019, é calculado pelo Instituto Mauro Borges a partir de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Para a primeira-dama Gracinha Caiado, presidente do Grupo Técnico Social de Goiás, a aprovação do Crédito Social é mais um passo para garantia de renda e oportunidades a famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade. “Esse programa vai beneficiar centenas de goianos que perderam seu sustento nesse período tão difícil, capacitando e oferecendo alternativas concretas para a superação da pobreza”, acrescentou. 

O Governador Ronaldo Caiado acredita que o emprego, o trabalho, é o melhor programa social. “A Assembleia Legislativa, por meio do presidente Lissauer Vieira, tem dado todo suporte para garantir apoio àqueles que mais precisam”, afirmou.  

O programa será executado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), em parceria com as secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Retomada e outros órgãos da administração direta e indireta. Fica autorizada, então, a transferência de R$ 20 milhões do Tesouro Estadual, em 2021, com possibilidade de abertura de créditos adicionais para o Crédito Social. 

A Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento) será o agente financeiro responsável pelos repasses aos beneficiários. Os recursos deverão ser gastos em instrumentos, insumos e/ou produtos para iniciar o próprio negócio e garantir mecanismos de geração de renda para famílias vulneráveis.

Fotos: Hellen Reis/Assembleia Legislativa de Goiás

Fonte: Gabinete de Políticas Sociais – Governo de Goiás