Devo me preocupar em ter uma técnica de corrida perfeita?

Devo me preocupar em ter uma técnica de corrida perfeita?

9 de abril de 2021 Off Por Redação

Treinador Gustavo Luz esclarece esta e outras duas questões comuns entre corredores iniciantes

Confira abaixo três dicas simples para perguntas comuns de corredores iniciantes. A ideia é fazer da sua corrida uma atividade agradável e segura.

1. Existe uma técnica de corrida perfeita?

O mundo da corrida tem várias dicas “cruciais” para uma boa postura. A técnica de corrida perfeita, para nós amadores, pode significar algo muito teórico, já que isso depende muito das características individuais de cada corredor. Talvez não exista uma técnica perfeita a ser seguida por todos. Por isso, se você está começando agora, tente correr de forma confortável e natural. É possível que alguns ajustes na postura possam ser feitos, mas deixe para daqui a pouco, quando já tiver um pouco mais de experiência e consciência corporal na corrida.

2. Eu devo treinar mais para começar a competir?

A distância da sua prova afeta quantos quilômetros você precisará correr nos treinos, mas não é o único fator que conta. O porquê de você fazer a prova também importa. Se quiser simplesmente completar a distância, pode correr menos quilômetros. Se seus objetivos estiverem mais voltados à performance, é provável que tenha que correr mais quilômetros do que o seu usual. Rodar mais quilômetros geralmente te prepara para correr com mais eficiência e aumenta a sua resistência, deixando seus músculos mais fortes. Só não aumente a sua rodagem rapidamente, isso pode te machucar.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

3. Qual é o treino ideal após lesão ou doença?

Antes de voltar a correr, assegure-se de que pode caminhar por meia hora sem dor e sem se sentir mal. Caminhar pode ajudar a recondicionar seus músculos, tendões e ligamentos, te preparando para as demandas mais exigentes da corrida. Em um segundo momento, alterne caminhada com alguns trechos de corrida. Veja como o seu organismo responde a essa progressão e, aos poucos, vá voltando às corridas.

*As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Jornal Folha de Aparecida / EuAtleta.com.