Aparecida completa 80 dias de isolamento social intermitente

Aparecida completa 80 dias de isolamento social intermitente

20 de maio de 2021 Off Por Redação

Aparecida de Goiânia completa 80 dias de isolamento social com redução na taxa de ocupação de leitos UTIs e de número de mortes diárias. Em 15 de março, quando começou o escalonamento regional, o boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde informava que 94% das UTIs públicas para Covid estavam ocupadas. Nesta terça-feira, 18 de maio, o boletim informa que a taxa de ocupação é de 35%. Na rede privada, a queda foi de 100% para 68%.

Nas últimas 24 de horas, de acordo com o boletim da SMS de Aparecida, foram registrados três por mortes pela doença. Em 15 de março, quando começou o escalonamento regional foram registrados nove óbitos.

“O isolamento social intermitente por escalonamento regional em conjunto com a estratégia da Prefeitura de Aparecida em realizar testagem em massa, monitoramento dos casos ativos e ampliação dos leitos hospitalares faz a cidade a ter uma das menores taxas de letalidades do país”, destaca o prefeito Gustavo Mendanha (MDB).

O prefeito de Aparecida ressalta ainda que o bom resultado do escalonamento é fruto do trabalho do Comitê local e da adesão da população. “O modelo de Aparecida foi construído com base na técnica e na ciência e com diálogo com toda a sociedade, sem imposição, sem autoritarismo”, ressalta Mendanha.

Em 1° de março, quando Aparecida fez o isolamento social horizontal em conjunto com as demais cidades da Região Metropolitana, o boletim epidemiológico registrava taxa de ocupação dos leitos de UTIs exclusivos para Covid-19 em 86% na rede pública e 100% na rede privada. Porém, como o cenário não melhorou o Comitê de Aparecida optou por voltar o escalonamento regional em vez de seguir o decreto estadual que propôs o isolamento social intermitente 14 dias abertos e 14 dias fechados.

Na época, o governo estadual utilizou até a Polícia Militar para tentar obrigar os comerciantes cumprir o decreto estadual, mas Aparecida seguiu o escalonamento regional e nenhum questionamento judicial prosperou.

“O isolamento social intermitente por escalonamento regional segue uma Matriz de Risco, que leva em consideração oito indicadores, e indica quatro cenários de risco. Atualmente, estamos no cenário estável-verde e avaliamos o cenário epidemiológico todos os dias”, conta o secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.

O secretário alerta a população, que apesar dos indicadores positivos no momento, a guarda deve permanecer levantada.

Por Ozeias Laurentino Júnior / Prefeitura Aparecida

Foto: Enio Medeiros