Retrospetiva do futebol Olímpico: da pioneira Grã-Bretanha ao Brasil bicampeão

Retrospetiva do futebol Olímpico: da pioneira Grã-Bretanha ao Brasil bicampeão

17 de agosto de 2021 Off Por Redação

EUA têm mais títulos no futebol feminino, enquanto o Brasil chegou na sétima medalha Olímpica em Tóquio 2020 no futebol masculino. Confira tudo sobre o futebol em Jogos Olímpicos e recorde a trajetória das seleções brasileiras

Tirando os primeiros Jogos Olímpicos de verão da era moderna, em 1896, e a edição de Los Angeles 1932, o futebol masculino tem sido presença regular a cada quatro anos no maior evento esportivo do mundo. A competição feminina, por seu lado, tem vindo a ser jogada desde Atlanta 1996.

Em Tóquio 2020, 16 nações participaram no torneio masculino enquanto 12 disputaram as medalhas no evento feminino. As seleções ficaram divididas em grupos de quatro com oito times se classificando para as quartas de final nos dois torneios.

O Brasil foi o vencedor da competição masculina em Tóquio 2020 pela segunda edição consecutiva dos Jogos Olímpicos. O Canadá ganhou a prova feminina, na qual não esteve presente a vencedora da Rio 2016, a Alemanha, que não conseguiu se classificar.

Tóquio 2020 marcou a estreia do sistema de videoárbitro (VAR).

torneio Olímpico de futebol tem vindo em constante evolução desde os Jogos de Paris 1900, onde três times — Club Français de Paris, Upton Park de Londres e Université de Bruxelles de Bruxelas — participaram. Cada um representandos seus respetivos países.

Seleções nacionais só entraram em jogo em Londres 1908 e os jogadores profissionais apenas foram autorizados a participar a partir de Los Angeles 1984.

Desde Barcelona 1992, o torneio Olímpico masculino é disputado por jogadores sub-23 anos, sendo autorizada a participação de três atletas com idades superiores desde Atlanta 1996. No torneio feminino não há restrições em termos da convocação das atletas.

A Hungria e a Grã-Bretanha são as nações com mais medalhas de ouro – três cada – no futebol masculino, enquanto Brasil, Argentina, União Soviética e Uruguai venceram o torneio Olímpico em duas ocasiões.

Os campeões Olímpicos, o Brasil, venceram um total de sete medalhas, incluindo três de prata e duas de bronze. Clique aqui para conferir a trajetória do Brasil em Jogos Olímpicos no futebol masculino.

A prova das mulheres tem sido dominada pelos EUA, que dos sete ouros em disputa venceram quatro, enquanto Alemanha, Noruega e Canadá já por uma vez também ganharam o título nos Jogos Olímpicos. Os EUA contam ainda com uma medalha de prata conquistada em Sydney 2000.

O Brasil nunca venceu o torneio feminino, mas a história das mulheres canarinhas tem tido momentos inesquecíveis. Clique aqui para conferir a trajetória do Brasil em Jogos Olímpicos no futebol feminino.