Aparecida retoma aplicação da primeira dose em adolescentes nos oito postos fixos

Aparecida retoma aplicação da primeira dose em adolescentes nos oito postos fixos

20 de outubro de 2021 Off Por Redação

A partir de hoje, 20, moradores de 12 a 17 anos voltam a receber a D1 tanto no drive da Cidade Administrativa, sem necessidade de agendamento, quanto na Central e nas UBS´s, mediante marcação. Adultos não precisam agendar

Com a chegada de 9.330 novas doses da vacina Pfizer, Aparecida volta a ofertar o serviço para os adolescentes em todos os postos fixos de vacinação contra a covid-19 estruturados na cidade para aplicação da primeira dose. Ontem e hoje, 18 e 19 de outubro, a aplicação da D1 em moradores de 12 a 17 anos estava concentrada apenas em um ponto de drive-thru.

Mas a partir desta quarta-feira, 20, com a reposição do estoque de imunizantes na cidade, os adolescentes poderão ser vacinados em oito locais. A aplicação da primeira dose para adultos segue nesses mesmos postos, sem necessidade de agendamento.

Assim, moradores com mais de 12 anos de idade poderão ser imunizados tanto no drive da Cidade Administrativa, como na Central de Imunização e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. O drive e a Central funcionam das 8 às 18 horas. Já as UBS´s oferecem a vacinação das 8 às 16 horas.

Se o interessado for adolescente (morador de 12 a 17 anos) e ele quiser se vacinar na Central ou em alguma UBS, é preciso agendar a imunização pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para esse público serão liberadas ainda hoje, a partir das 17 horas. No drive não é necessário marcação. Além disso, para os moradores acima de 18 anos, em nenhum dos postos é necessário agendamento.

A primeira dose é aplicada mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão SUS e comprovante de endereço. Os adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável maior de idade.

Segunda dose

A segunda dose de todos os laboratórios (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac) segue disponível em nove postos. Os interessados podem procurar os drive-thrus do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades ou a Central de Imunização, das 8 às 18 horas. Nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a dose 2 é aplicada das 8 às 16 horas.

Para receber a segunda dose em Aparecida não é necessário agendar, basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

Moradores vacinados com a primeira dose da Pfizer e AstraZeneca até o dia 25 de agosto já podem receber o reforço, independentemente da data prevista no cartão de vacinação para aplicação da segunda dose. O serviço está disponível em todos os nove postos fixos citados acima. Nesta semana, o município anunciou a antecipação da aplicação da segunda dose desses dois imunizantes.

Já a aplicação da segunda dose da Coronavac continua normalmente. A administração do reforço desse imunizante se mantém seguindo a data prevista no Cartão.

Dose de reforço


Além disso, Aparecida continua com a aplicação da dose de reforço da vacina (“terceira dose”) em idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde e imunossuprimidos. O serviço está disponível em nove postos, sem necessidade de agendamento: drive-thru do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades, Central de Imunização e UBS’s Andrade Reis, Anhambi, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim. Os três primeiros funcionam das 8 às 18 horas e as UBS’s das 8 às 16 horas.

Para os idosos receberem a terceira dose do imunizante é necessário respeitar o intervalo de seis meses após a última dose do esquema vacinal (segunda dose ou dose única), independentemente da vacina aplicada. Para os imunossuprimidos o intervalo é de 28 dias. Para os profissionais de saúde, todos aqueles que receberam a segunda dose até 15 de abril já estão aptos a receberem o reforço.


A aplicação da terceira dose ocorre mediante apresentação de documento pessoal, CPF e cartão de Vacinação. Imunossuprimidos precisam apresentar ainda laudo médico e os profissionais de saúde precisam comprovar atuação.

Por Camila Godoy

Foto: Enio Medeiros