Aparecida de Goiânia retoma vacinação contra a Covid em 38 locais sem agendamento

Aparecida de Goiânia retoma vacinação contra a Covid em 38 locais sem agendamento

27 de dezembro de 2021 Off Por Redação

Aparecida de Goiânia retoma a vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (27) em 38 locais sem agendamento (veja endereços abaixo). A imunização havia sido suspensa após decisão publicada em decreto assinado pelo prefeito Gustavo Mendanha, que definiu a véspera de Natal como ponto facultativo, no âmbito da administração pública municipal.

A cidade aplica primeiras e segundas doses em todos os moradores acima de 12 anos e antecipou a aplicação do reforço contra a Covid-19 de cinco para quatro meses a partir da segunda dose.

A decisão segue a orientação do Ministério da Saúde, que estabeleceu o novo prazo para aumentar a proteção contra a variante ômicron. Segundo a prefeitura, a imunização acontece em 36 postos, além da Central de Imunização e do drive-thru da Cidade Administrativa.

Qualquer pessoa acima de 12 anos pode receber a primeira dose da vacina contra a Covid, mediante a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, cartão SUS ou CPF. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de algum responsável.

Para receber a segunda dose basta apresentar documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação, de acordo com os intervalos mínimos previstos entre a primeira e a segunda aplicação, seguidos pela Secretaria de Saúde: 28 dias para a Coronavac e oito semanas para Pfizer e AstraZeneca.

Qualquer adulto que tenha recebido a segunda dose há 4 meses pode procurar um dos postos para receber a dose de reforço. Para isso, os moradores devem apresentar o documento de identidade e CPF ou Cartão SUS e o Cartão de Vacinação.

A imunização com a Janssen era de dose única, mas, em novembro deste ano, o Ministério da Saúde passou a recomendar a aplicação de uma dose de reforço em cinco meses após a primeira aplicação. A dose de reforço da Janssen é aplicada somente na Central de Imunização e no drive da Cidade Administrativa.

Por Michel Gomes, G1 Goiás