Atendimento fisioterapêutico gratuito oferecido pelo Centro Universitário Alfredo Nasser à pacientes recuperados da Covid-19

Atendimento fisioterapêutico gratuito oferecido pelo Centro Universitário Alfredo Nasser à pacientes recuperados da Covid-19

17 de fevereiro de 2022 Off Por Redação

Um dos muitos sintomas causados pela Covid-19 é a dificuldade na respiração ou a falta de ar. A doença afeta predominantemente e de forma aguda o sistema respiratório, entretanto, a longo prazo, as sequelas demonstram restrição da condição cardiopulmonar e física, gerando um impacto na qualidade de vida da pessoa que estava infectada pelo vírus.

De forma a contribuir com a recuperação de quem enfrentou os desafios impostos pelo Coronavírus, o Centro Universitário Alfredo Nasser oferece gratuitamente atendimento fisioterapêutico na Clínica Escola de Fisioterapia à pacientes pós-Covid-19, para maior ganho de capacidade funcional. Com capacidade para 90 atendimentos semanais, o serviço é realizado pelo Ambulatório Pós-Covid-19 da Instituição.

Criado em agosto de 2021, por sugestão da professora Doutora Anna Cláudia Sentanin, o espaço nasceu a partir da verificação do expressivo número de pessoas que começaram a apresentar sequelas após a Covid-19 e podiam se beneficiar de serviços da fisioterapia.

Os pacientes são atendidos pelos acadêmicos do 8º período do curso de Fisioterapia do Unifan, sob a supervisão dos professores Anderson Massaro Fujioka e Anna Cláudia Sentanin. No local, os estudantes estão aptos a desenvolver atividades direcionadas para o aumento da aptidão cardiorrespiratória, melhora da força muscular de membros inferiores, treinamento muscular inspiratório, exercícios de flexibilidade muscular e educação sobre saúde.

“O atendimento ambulatorial de pacientes que foram acometidos pela Covid possibilita ao nosso aluno a experiência enriquecedora necessária de atuação fisioterapêutica nas sequelas causada pelo SARS-CoV-2, promovendo uma formação ainda mais completa e adequada às exigências do mercado profissional. Além disso, a IES presta um serviço de extrema importância à comunidade, promovendo saúde e qualidade de vida àqueles que usam o serviço, além de produzir informações importantes de pesquisa”, ressalta a professora Leila Medeiros, coordenador do curso de Fisioterapia do Unifan.

“A criação do Ambulatório Pós-Covid é um diferencial na nossa Clínica Escola, com foco na reabilitação de um problema pouco conhecido, mas que graças ao constante aperfeiçoamento dos nossos docentes, temos feito um trabalho de excelência na área, como parte de nosso compromisso com a sociedade”, comenta a supervisora geral dos estágios de Fisioterapia, Lia Peres Rezende.

Segundo a docente, a reabilitação do paciente pós-Covid-19 é importante, pois, mesmo após a doença, ele ainda pode apresentar sintomas, como dispneia, pouca tolerância ao exercício e as atividades da vida diária. “Isso traz maior prejuízo para a capacidade funcional e a qualidade de vida desse indivíduo”, pontua a professora Lia.

A importância da atuação fisioterapêutica junto aos pacientes no período pós-doença é enfatizada com entusiasmo pelos acadêmicos do Centro Universitário Alfredo Nasser, visto que o tratamento levará à reabilitação da pessoa possibilitando melhoria da sua qualidade de vida. Isto porque, um programa de reabilitação respiratória na fase pós-covid gera uma considerável melhora do volume expiratório.

“Minha expectativa nesse estágio é poder oferecer às pessoas uma oportunidade de vida melhor, garantindo a elas a chance de poder voltar a realizar as atividades diárias que antes desenvolviam”, afirma a acadêmica Lia Leandra.

“Devido a grande quantidade de pessoas acometidas com as sequelas do coronavírus, onde muitos ficaram bastante debilitados, minha expectativa nesse estágio é aprender o máximo possível para que eu possa ajudar esses pacientes a voltar a ter uma melhora do sistema cardiorrespiratório, promovendo maior tolerância ao recondicionamento, melhorando a realização de suas atividades rotineiras”, aponta Alana Jubrielly Rocha de Freitas, acadêmica do 8º Período do curso de Fisioterapia do Unifan.

O Ambulatório Pós-Covid atende gratuitamente no período da manhã e a tarde. O espaço está localizado no prédio do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan), Av. Bela Vista n.º 26, Jardim das Esmeraldas Aparecida de Goiânia. Mais detalhes e agendamentos podem ser obtidos pelo telefone (62) 3414 5700.