Representante do Centro Universitário Alfredo Nasser participa no México de curso para gestores
31 de março de 2022O curso é destinado a gestores de Instituições de Ensino Superior que contam com a Medicina em suas opções de formação. O tema escolhido para o evento é “Aprendizagem centrada no paciente: Desafios para líderes de educação interprofissional em saúde”.
O Centro Universitário Alfredo Nasser está representado pelo Pró-Reitor Acadêmico Carlos Alberto Vicchiatti. Vinte e seis outros gestores brasileiros de IES também participam do evento que acontece até o próximo dia 2 de abril em San Pedro Garza García, México.
A iniciativa do curso é da Universidade de Monterrey, instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1943 pelo empresário mexicano Eugenio Garza Sada.
A Tec Monterrey, como é conhecida, figura no topo das melhores universidades privadas no mundo, de acordo com a QS World University Ranking; enquanto que o EGADE Business School a considerada a melhor escola de negócios no México e na América Latina.
“Participar de um evento como esse é de suma importância para o Unifan e notadamente para os cursos de Saúde da nossa Instituição devido ao know-how da Universidade de Monterrey, por conseguinte estamos aqui fazendo contato com outras escolas de saúde do Brasil e, a partir daí, cria-se um network onde já se começa a falar inclusive de uma rede de pesquisa entre essas Instituições. Além disso, abrem-se possibilidades de firmarmos acordo de cooperação técnica – intercâmbio internacional – com a própria Universidade de Monterrey”, destaca o professor Carlos Vicchiatti.
No primeiro dia de programação (28/03) da oficina para gestores, aconteceu na sala Ciudadanía Global do Hospital Zambrano Hellion a Conferência: “Tendências da educação em instituições de ensino em saúde”, coordenada pelo Dr. Jorge Valdez, oftalmologista e médico Cirurgião egresso da Escola de Medicina Tecnológico de Monterrey. Em seguida ocorreu o workshop “Desafios da liderança e responsabilidade social na pandemia de COVID”, sob a responsabilidade do Dr. Manuel Pérez Jiménez, Pediatra do Instituto de Pediatria do Hospital Zambrano Hellion.
A conferência de boas vindas aos participantes ficou a cargo do Dr. Manuel Pérez. Durante os cinco dias de programação do curso estão previstas conferências, palestras, oficinas, workshops, visitas a clínicas médicas e apresentações de painéis, com temas que abordam Evolução da Educação Médica; Princípios da Aprendizagem Centrada no Paciente (PCL); Diagnóstico individual e institucional; Perspectivas da aprendizagem centrada no paciente; Do ensino centrado na doença ao aprendizado centrado no paciente; Estrutura das Sociedades Acadêmicas e o seu contributo para a identidade profissional; Tendências em tecnologias para inovação e seu impacto na aprendizagem; “Como fazer a transformação nas Universidades?; Educação em um Centro Médico Acadêmico; Educação Médica Continuada.