Circuito das Cavalhadas 2022 começa em junho

Circuito das Cavalhadas 2022 começa em junho

28 de abril de 2022 Off Por Redação

Calendário oficial foi lançado pelo Governo de Goiás durante a ExpoCavalhadas, nesta quarta-feira (27), em Goiânia. Santa Cruz de Goiás e Posse serão os primeiros municípios na retomada dos festejos, após hiato de dois anos

As tradicionais celebrações das Cavalhadas em Goiás serão retomadas a partir do mês de junho, com apoio do Governo de Goiás, via Secretaria Estadual da Cultura (Secult). Com investimento de R$ 1,8 milhão do Tesouro Estadual, estão previstas encenações em 12 municípios entre os meses de junho e outubro deste ano. O calendário oficial foi divulgado durante a exposição ExpoCavalhadas, realizada nesta quarta-feira (27/04), em Goiânia, com a presença do governador Ronaldo Caiado.

“Isso é a nossa cultura. São eventos que a população ficou, infelizmente, impedida de ter acesso em decorrência da pandemia da Covid-19. Neste período demos assistência a todos os cavaleiros, fizemos repasses às organizações para que mantivessem a estrutura e as condições”, afirmou Caiado. “Com tudo isso, resgataremos cada vez mais o turismo e a presença das pessoas que querem conhecer as belezas de Goiás”.

De acordo com o calendário, as cidades de Santa Cruz de Goiás, Posse, Jaraguá, Pirenópolis, Palmeiras de Goiás, Hidrolina, São Francisco de Goiás e Crixás realizarão as Cavalhadas no mês de junho. Em Santa Terezinha de Goiás, a festa será no mês de julho. Já em Pilar de Goiás e Corumbá de Goiás, a batalha entre mouros e cristãos será encenada em setembro. A Cidade de Goiás fecha o circuito no mês de outubro.

Segundo o secretário de Cultura, César Moura, o resgate de tradições é um compromisso do governo. Por isso, o número de cidades que receberão fomento é o maior da história: “Muita gente vai para a Europa assistir peças bicentenárias e nós temos aqui 12 cidades, cada uma com uma história mais linda”, ressaltou, ao convidar a população para participar da festa. Outra novidade é a inclusão de mais três cidades na programação de 2023: Niquelândia, Silvânia e Luziânia. 

“Onde tem tradição e cultura, o Governo de Goiás abraça”, garantiu o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral. Segundo ele, os eventos são valorizados pela atual gestão por fazerem parte da construção humana do Estado e “isso a gente preserva muito bem”, acrescentou. “Vamos visitar essas cidades, conhecer, fazer turismo, movimentar a economia através de Cavalhadas”.

ExpoCavalhadas

Pela manhã, cavaleiros e mascarados saíram em cavalgada pelo centro de Goiânia. O governador Ronaldo Caiado participou do passeio, que marcou o início da exposição. Até o final do dia, participantes das Cavalhadas de Pirenópolis estarão na Praça Cívica para apresentar à população os objetos e indumentárias dos personagens mouros e cristãos. Também estão confirmados shows artísticos a partir das 18h.

“Junto com o apoio do Governo do Estado, que tem nos ajudado muito, poderemos retornar depois de dois anos. A gente vem preparando tudo. Tenho certeza que faremos uma bela festa”, projetou o Rei dos Mouros nas Cavalhadas de Pirenópolis, Inácio Rosicler de Pina, convidando para as festividades no município, entre os dias 5 e 7 de junho.

Tradição

As Cavalhadas são celebrações inspiradas nas heranças culturais de Portugal e da Espanha na Idade Média. Elas começaram a ser representadas no Brasil no século XVI. Em Goiás, o primeiro registro é de 1751, na cidade de Santa Luzia (hoje Luziânia). A festa une religiosidade e fé, cultura, turismo, economia e valorização do patrimônio imaterial do Estado, mobilizando os moradores locais e visitantes.

Circuito das Cavalhadas 2022

  • Santa Cruz de Goiás – 04 e 05 de junho
  • Posse – 04 e 05 de junho
  • Jaraguá – 05 e 06 de junho
  • Pirenópolis – 05, 06 e 07 de junho
  • Palmeiras de Goiás – 17, 18 e 19 de junho
  • Hidrolina – 17, 18 e 19 de junho
  • São Francisco de Goiás – 25 e 26 de junho
  • Crixás – 25 e 26 de junho
  • Santa Terezinha de Goiás (Cedrolina) – 16 e 17 de julho
  • Pilar de Goiás – 09 e 10 de setembro
  • Corumbá de Goiás – 09, 10 e 11 de setembro
  • Cidade de Goiás – 11 e 12 de outubro

Secretaria de Comunicação – Governo de Goiás

Fotos: Hegon Corrêa, Lucas Diener e Cristiano Borges