Pesquisa mostra que brasileiros preferem produtos mais saudáveis
26 de abril de 2022O consumo de alimentos saudáveis, que já vinha registrando um crescimento, foi acelerado com a chegada da pandemia. De acordo com a Euromonitor Internacional, o setor cresceu 33% entre 2015 e 2020. E a expectativa é que até 2025 aumente mais 27%. O mesmo levantamento mostrou que a indústria de bebidas e comidas saudáveis atingiu um tamanho de mercado de R$ 100,2 bilhões em 2020.
A preocupação com o consumo também foi constatada em outra pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). De acordo com o levantamento, oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e 71% dos entrevistados apontam que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar caro por eles. O mesmo percentual (71%) admite estar satisfeito com a própria alimentação.
De olho nessa mudança de comportamento, diversas empresas estão expandindo a sua oferta de produtos para atender a demanda que está cada vez mais exigente, a exemplo da A Tal da Castanha. A marca que é líder na produção e comercialização de bebidas vegetais lançou uma nova fórmula do seu achocolatado justamente para acolher os clientes que pediam pela versão zero açúcar do Choconuts.
Anteriormente, a marca disponibilizava a bebida somente adoçada com açúcar demerara. Em sua nova composição, o Choconuts Zero é adoçado com eritritol e stevia, adoçantes naturais. A bebida de rótulo limpo também é rica em cálcio e dispensa o uso de aditivos como espessantes, corantes, conservantes e edulcorantes artificiais, além de ter uma combinação de ingredientes tipicamente brasileiros e 100% naturais.
“O segmento de bebidas vegetais cresceu porque o consumidor quer ter um estilo de vida mais equilibrado”, pontua Rodrigo Carvalho, sócio da Positive Brands, empresa que é responsável pela marca A Tal da Castanha.
O importante, segundo ele, foi entender a necessidade do consumidor para o lançamento. “A bebida nasceu a pedido dos nossos clientes que já amavam o sabor, mas queriam uma opção ainda mais saudável. Acredito que o nosso principal diferencial seja a escuta ativa para entender o que o cliente deseja da gente como marca”, finaliza Carvalho.