Número de mortes relacionadas às superbactérias avança e grandes farmacêuticas abandonam pesquisas de novos medicamentos

Número de mortes relacionadas às superbactérias avança e grandes farmacêuticas abandonam pesquisas de novos medicamentos

25 de outubro de 2023 Off Por Redação

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de mortes relacionadas às superbactérias resistentes aos antibióticos tradicionais saltou de 700 mil para 1,2 milhão.

A superbactérias são produzidas pelo uso excessivo de antibióticos. Quando os antibióticos são usados em excesso ou são mal utilizados, as bactérias que causaram a doença em questão são sobre-expostas e produzem mutações na tentativa de sobreviver.

A situação pode agravar ainda mais, já que as grandes farmacêuticas estão abandonando pesquisas de novos medicamentos. A OMS alerta que o número de pesquisas de novos antibióticos é baixa, levando em consideração o aumento da resistência antibacteriana. Os antibióticos comercializados hoje em dia são variações de medicamentos criados na década de 80, sendo que no mundo todo, apenas 77 novos tratamentos estão em desenvolivmento clínico e grande parte desses medicamentos são derivados de antibióticos que já existem.

A previsão é que as mortes por resistência antimicrobiana nas próximas décadas rivalize com mortes por câncer, chegando ao patamar de 10 milhões de mortes em 2050, ultrapassando as 8,2 milhões de pessoas que morrem por algum tipo de câncer por ano.